A internet se tornou essencial! Cada vez mais é indispensável, para pessoas e empresas, ter uma conexão estável e de qualidade no dia a dia.
Isso se prova, por exemplo, pelo crescimento do home office, pelo aumento do uso da Internet das Coisas, pela tendência em termos cada vez mais gadgets conectados em nossas casas (smartphones, tablets, TVs, geladeiras, assistentes virtuais, videogames, smartwatches, entre outros). Por isso, não dá mais para se privar de um serviço de qualidade nessa área.
Mas como contratar o provedor de internet ideal para as suas necessidades? Elaboramos este guia completo para auxiliá-lo nesse processo. Boa leitura!
O que de fato é um provedor de internet?
O termo “provedor de internet” já é bastante popularizado. Boa parte da população já o utiliza sem maiores problemas. Ao mesmo tempo, porém, poucos sabem o que significa, efetivamente.
Ele começou a ser explorado no início dos anos 1990, quando as primeiras empresas provedoras de serviço de internet chegaram ao Brasil. Nessa época, o acesso ainda era feito por linha telefônica discada, de forma que não era possível ter a conexão e utilizar o telefone ao mesmo tempo.
Ela funcionava da seguinte forma:
- o modem de internet fazia a ligação para a empresa — o provedor de internet;
- o provedor realizava, assim, a intermediação com a rede mundial de computadores;
- a empresa realizava, também, a autenticação do usuário e dos protocolos necessários para o uso da internet pelo cliente.
O conceito passou por transformações depois que, nos anos 2000, a conexão de internet passou a ser feita por meio de banda larga. Veja alguns dos serviços oferecidos pelas provedoras de Internet, a seguir.
Conexão à internet
Os provedores de internet continuam sendo responsáveis por proporcionar o serviço de conexão à rede para seus usuários, nos seus mais diferentes tipos (vamos apresentá-los ao longo deste conteúdo).
Contas de e-mail
Esse tipo de serviço já era extremamente utilizado no período da internet discada, quando ainda havia poucas empresas que trabalhavam com e-mail gratuito. Ainda há provedores que oferecem esse serviço para o usuário, principalmente para o setor corporativo, que tem demandas diferentes do usuário comum.
Hospedagem de sites
Muitos provedores de internet oferecem, também, o serviço de hospedagem de sites, permitindo que o usuário possa, ao criar o seu próprio portal, hospedar os dados e informações nos servidores da empresa.
Combos
Esse é um dos mais adquiridos pelos usuários. Trata-se da possibilidade de contratar um pacote disponibilizado pelo provedor com uma série de serviços que ela comercializa em outras frentes, incentivando o consumidor a aderir a todos eles, por um preço mais competitivo. Normalmente os combos são formados por:
- conexão à internet;
- telefonia fixa;
- telefonia móvel;
- televisão por assinatura.
Algo importante a ser ressaltado é: o usuário não pode ser obrigado a realizar a contratação de um combo, pois isso caracteriza venda casada. Ele tem o direito de aderir ao combo apenas se ele quiser, não podendo ser um condicional para adquirir a conexão à rede.
O que preciso entender sobre a velocidade da internet?
Quando falamos em velocidade de internet, muitos usuários comuns ficam um pouco confusos, principalmente porque há uma série de conceitos envolvidos que exigem cuidados e que podem confundir a cabeça de quem vai contratar o serviço. Para auxiliá-lo, vamos trazer alguns dos principais conceitos a seguir.
- velocidade de download: é aquela que diz respeito aos dados recebidos pela sua máquina, enviados de outras máquinas, servidores, provedores e sites;
- velocidade de upload: é aquela que diz respeito aos dados enviados da sua máquina para outras máquinas e provedores.
É importante destacar que as velocidades de download e de upload não costumam ser iguais. Uma delas pode ser maior do que a outra e vice-versa, alternando durante o uso. Nesse sentido, vale buscar por planos simétricos em fibra ótica, que garantem a mesma velocidade para o envio e recebimento de arquivos.
Quando você contrata um serviço de conexão à rede cujo contrato estipula uma determinada velocidade, normalmente diz respeito à de download.
Um ponto essencial que devemos deixar claro — pois tende a ser conflituoso para o cliente — diz respeito à diferença entre a taxa de tráfego contratada e a encontrada nos testes que podemos fazer online. Afinal, ele contrata, por exemplo, uma internet de 10 Mbps, mas ao utilizar verificadores de velocidade, percebe que não alcança esse valor.
Isso ocorre porque, segundo resolução da Anatel, a velocidade de conexão não pode ser inferior a 40% da contratada. Então, seguindo o exemplo anterior, o usuário precisaria receber, pelo menos, 4 Mbps. Além disso, a média mensal de velocidade não pode ser inferior a 80% do contratado.
Ou seja, a velocidade pode sim passar por oscilações ao longo do período, mas a média mensal, seguindo o exemplo que demos, deve ser de 8 Mbps.
Mas o que significa “Mbps”? É a sigla para “Megabites por segundo”, sendo a medida de velocidade em rede (equivale, por exemplo, a “quilômetros por hora” quando falamos de veículos). Quanto maior esse valor, maior será a velocidade de download de conteúdos.
É importante avaliar se a taxa de velocidade atende, mesmo, as necessidades de sua casa. Isso porque há ainda algumas variáveis para considerar. Por exemplo, uma internet de 40 Mbps pode ser útil para uma pessoa que more sozinha e que não tenha tanta demanda por uma conexão de alta performance. Mas caso morem mais pessoas na casa ou haja muitos equipamentos ligados continuamente à rede, a conexão pode ficar lenta.
Isso porque a velocidade contratada diz respeito ao valor máximo que circula na banda, ou seja, até a sua residência. A partir desse momento, a taxa de download se divide entre os aparelhos da casa (não necessariamente de forma igualitária).
Por exemplo, se moram 2 pessoas em sua casa, a média pode ser de 20 Mbps para cada um. Já se 5 pessoas, cada uma com um aparelho, utilizarem a conexão ao mesmo tempo, teremos uma taxa de 400 Kbps para cada um — já considerada uma velocidade extremamente baixa, atrapalhando a usabilidade de todos.
Ainda há outro ponto a considerar: a banda é dividida pelo número de dispositivos conectados. Ou seja, se a sua casa contar com Smart TV, videogame, tablets, câmeras de segurança, entre outros aparelhos, haverá uma redução maior da velocidade se todos estiverem sendo utilizados simultaneamente.
Por isso, é fundamental observar quais são as velocidades oferecidas pelas empresas provedoras de internet em sua região e identificar as suas necessidades, para não passar aperto.
Que tipos de conexões de internet os provedores têm?
Outro ponto importante ao contratar um provedor de internet é verificar quais os tipos de conexões que eles oferecem para o usuário final. Isso porque há diferenças entre eles, as quais podem impactar consideravelmente a sua experiência em rede, tanto em questão de velocidade quanto estabilidade.
Em alguns casos, o serviço fica suscetível à intempéries, podendo até mesmo tornar o sinal indisponível, impedindo a conexão. Veja quais são os principais tipos de conexões de internet que os provedores comercializam e confira quais são os melhores para suas necessidades.
Internet DSL
Esse tipo de internet é oferecido pela provedora por meio da linha telefônica já existente em sua residência. É a mais escolhida pelos usuários pelo seu custo-benefício. Porém, tende a ser um serviço que depende da aproximação com o provedor de serviços — ou seja, quanto mais distante estiver, mais lenta será a conexão entregue para você.
Internet por rádio
Normalmente utilizada em locais afastados dos centros urbanos, pela dificuldade da instalação de cabos no local. O sinal chega à casa do cliente por meio do sinal de rádio, sendo necessário uma antena fixada na residência do usuário.
É um tipo de conexão que é suscetível a problemas de acordo com o clima do dia. Em dias chuvosos ou com alta incidência de ventos, pode-se ter uma maior lentidão para o tráfego de dados.
Internet por cabo
Esse serviço é compartilhado por toda a região que utiliza os cabos para conexão (provavelmente todo o seu bairro, por exemplo). Dessa forma, nos períodos do dia em que há uma maior exigência de conexão, o tráfego de dados pode ser mais lento.
Internet por satélite
A conexão é fornecida por meio de sinal de satélite. Tende a ser um serviço mais lento, com conexões abaixo de 20 Mbps, bem como é mais suscetível a variações.
Internet por fibra ótica
É uma conexão que tem se popularizado bastante nos últimos anos. O serviço é fornecido por cabos de fibra ótica, funcionando de forma semelhante ao serviço DSL. Porém, nesse caso, as velocidades são mais elevadas, chegando a mais de 500 Mbps, com tendência a um aumento gradual nos próximos anos, sendo cada vez mais a opção dos brasileiros, pela sua qualidade.
O que observar na contratação do provedor de internet?
Apesar de o preço ser uma variável que tende a chamar bastante atenção do usuário, é fundamental que você não se baseie apenas nisso para a contratação do seu provedor de internet. Isso porque estamos falando de um serviço cada vez mais essencial, então é melhor priorizar a qualidade.
Vamos mostrar algumas variáveis que precisam ser consideradas ao buscar uma empresa para contratação do serviço de internet.
Necessidade da família para serviço de internet
O primeiro ponto a ser considerado é: o que eu e meus familiares precisamos em um serviço de internet? Pode não parecer, mas as demandas entre casas podem ser diferentes. Por exemplo, para quem joga constantemente ou assiste a séries em serviços de streaming, a velocidade de banda é um importante diferencial.
Já para quem trabalha em casa, por exemplo, o diferencial pode ser a estabilidade de conexão, já que oscilações podem atrapalhar o fluxo, independentemente da velocidade de tráfego de dados.
Velocidade
Como explicamos no item sobre velocidade, esse é um parâmetro que merece muita atenção, pois impacta consideravelmente a experiência do usuário durante o uso da conexão de internet. Avalie, portanto, se aquela que você deseja contratar consegue, mesmo, alcançar as metas pretendidas para o seu dia a dia, sem causar prejuízos.
Deve-se levar em consideração, também, dois pontos que falamos sobre velocidade: a divisão do tráfego para os dispositivos conectados, que reduz a banda para cada um deles, bem como a variação de velocidade total ao longo do mês.
Imagine, por exemplo, que você contratou uma internet de 40 Mbps. Em um dia, pode ser disponibilizado até 16 Mbps para a sua residência. Porém, há um total de 10 dispositivos que estão conectados e funcionando simultaneamente, entre Smart TV, videogame, notebooks e smartphones. Cada um ficará com uma média de 1.6 Mbps em seus usos, o que pode ser algo abaixo do esperado.
Agora considere se fosse um contrato de 240 Mbps. Em um dia a conexão poderia chegar a até 96 Mbps. Com os mesmos 10 dispositivos, cada um poderia ficar, em média, com 9.6 Mbps em seu uso. Taxas mais aceitáveis e com menos chances de lentidão.
Tipo de conexão oferecida
Tal como falamos na parte sobre tipo de conexão oferecida, essa é uma escolha importante. Afinal, ela interfere diretamente na qualidade e disponibilidade de rede. Além disso, o tipo escolhido também impacta a velocidade contratada.
Por exemplo, a internet de fibra ótica tende a ter velocidades mais altas disponíveis em comparação com DSL.
Limitação da banda larga
Algumas empresas colocam uma limitação sobre a quantidade de dados que você pode baixar com a velocidade contratada. Isso pode ser um lado bastante negativo, principalmente se você tem o hábito de utilizar a rede para acompanhar conteúdo audiovisual ou para jogar.
Custos adicionais
Alguns provedores cobram o aluguel do modem ou do roteador utilizado pelo usuário, enquanto outras possibilitam que você pague sua aquisição apenas uma vez. A vantagem da locação é a possibilidade de testar o produto e verificar se, de fato, atende a sua demanda. Assim, poderá comprá-lo posteriormente com a certeza de que será compatível com a velocidade contratada e com o ambiente de utilização.
Além disso, algumas cometem, de forma velada, a infração de “venda casada”, ou seja, exigem que, para que você contrate o serviço de internet, adquira outros serviços (telefonia fixa, móvel, TV por assinatura, entre outros). Caso observe esse fato, não hesite em denunciar à Anatel.
Lembre-se, porém, que isso só é proibido caso o pacote seja uma exigência. A indicação ou sugestão não é ilegal.
Add-ons
Os add-ons dizem respeito aos serviços ou produtos adicionais que as organizações oferecem no ato de contratação, como serviços de antivírus, firewalls, entre outros. Para saber se é um diferencial, pesquise se realmente vale a pena contratar pela organização ou se compensa que você faça a aquisição por conta própria.
Tempo de fidelidade
Em algumas empresas você pode escolher contratar sem fidelidade ou com um período de fidelidade ao provedor de internet, de forma que a rescisão de contrato resulte na devolução de um benefício cedido ao contratar com fidelidade, exemplo: sua instalação pode ter sido realizada de forma gratuita e poderá ser cobrada em caso de cancelamento dentro do período de fidelidade, ou poderá ser pedido a devolução de um desconto aplicado na mensalidade. Esse tempo pode variar de acordo com as políticas da empresa, normalmente entre 3 a 12 meses.
Tempos maiores de fidelização podem ser mais complicados, além de serem proibidos por lei, pois podem torná-lo refém da empresa, caso vá mudar de cidade ou, por algum motivo, esteja insatisfeito com o serviço prestado e queira trocar de empresa.
Esses são os principais pontos que devem ser observados, considerando prós e contras de cada organização. Lembre-se de definir o que é prioridade para você, para fazer uma boa escolha.
Outro ponto que também merece atenção por parte do usuário que deseja contratar um provedor de internet é observar se há reclamações sobre a empresa prestadora do serviço.
É importante lembrar que o setor de telecomunicações é um dos que lideram o ranking de reclamações no Procon e, portanto, é fundamental escolher uma empresa que não vá dar dor de cabeça ao longo do tempo.
Uma opção é pesquisar em sites especializados em reclamações e avaliações de consumidores (como o Reclame Aqui) e avaliar os comentários nas redes sociais da empresa. Por meio das avaliações dos demais usuários, é possível ver como o provedor responde em caso de problemas.
Muitas vezes vale mais a pena contar com empresas locais ou prestadoras de serviço da sua região. Isso porque, por estar sediada próximo à sua localidade, elas estão mais disponíveis para a resolução de questões, normalmente contando com equipes de suporte mais próximas do que as grandes empresas que utilizam serviços terceirizados para o suporte imediato ao cliente. E, normalmente, têm preços mais competitivos e atrativos.
Como funciona o provedor de internet Cabonnet?
Você é da região de Álvares Machado, Assis, Cândido Mota, Florínea, Lins, Maracaí, Ourinhos, Paraguaçu Paulista, Presidente Prudente ou Tupã e está buscando por um provedor de internet confiável? Entenda como funciona o provedor de internet Cabonnet e como ele pode ser uma boa escolha para sua casa.
A experiência de longa data e o pioneirismo para levar uma conexão de qualidade e bom atendimento para o interior do estado de São Paulo permitem que nossos clientes tenham uma conexão de qualidade, com suporte local e bem realizado, por um preço justo.
Veja alguns dos principais diferenciais da Cabonnet.
Atendimento
Um dos principais diferencias da Cabonnet é o atendimento diferenciado para nossos clientes. Além de esse ser um valor importante para nossa empresa, o nosso cliente tem uma maior facilidade com o suporte, por sermos uma empresa local. Você não falará com um atendente terceirizado localizado fora do estado onde você vive.
Além disso, oferecemos um aplicativo para nossos usuários, no qual ele pode fazer todo o acompanhamento dos seus serviços, conseguir a segunda via de boletos, modificar dados cadastrais, entre outros, sem a necessidade de intermediação com um atendente do suporte. Maior autonomia e empoderamento para o nosso cliente!
Velocidade
Nós trabalhamos com a conexão por fibra ótica, ou seja, temos opções incríveis para você que deseja uma internet de qualidade capaz de suprir as suas necessidades e as de seus familiares. Nossos planos de internet vão de 40 Mb até 350 Mb, oferecendo uma conexão de qualidade e que realmente se aproxime dos valores contratados ao longo do uso.
Caso tenha dúvidas se a conexão está chegando à velocidade contratada, pode utilizar nosso teste de velocidade e conferir imediatamente.
Preço de conexão
Alta velocidade de conexão acompanhada de um preço justo e acessível é muito bom, não é mesmo? A Cabonnet oferece, dentro do Plano Fidelidade, preços acessíveis e competitivos, que se encaixam no orçamento mensal da sua família.
Combos
Para quem busca um serviço completo de internet e TV a cabo, contar com a Cabonnet é uma excelente alternativa. Em nosso site é possível montar o combo ideal para os seus gostos e necessidades, conciliando seu estilo e preferência no conteúdo de TV e o que realmente precisa em uma conexão à internet de qualidade.
Além disso, temos o diferencial de sermos uma empresa de ponta no interior de São Paulo porque:
- somos o primeiro provedor de banda larga em alta escala na região;
- somos a primeira empresa a implementar internet via cabo na região;
- somos pioneiros na entrega de conexão via fibra ótica para nossos clientes e entregamos velocidades simétricas de download e upload;
- somos os únicos na região a ter CDN Google, Netflix e Facebook;
- temos uma equipe especializada, localizada na região, pronta para atendê-lo, até mesmo com horário estendido durante a semana, além de suporte técnico aos sábados, domingos e feriados;
- temos tradição estando há 25 anos no mercado.
Ao escolher a Cabonnet, você terá todos os benefícios de uma organização com experiência no mercado, além de ter certeza de que contará com um provedor que sempre implementa, em primeira mão, as principais novidades e tendências na área de conexão em rede.
Contratar um provedor de internet de confiança é fundamental e evita problemas que possam prejudicar sua experiência. Lembre-se que a tendência é que o mundo se conecte inteiramente à rede e, por isso, um serviço de qualidade é uma necessidade.
Quer saber mais sobre sobre nossas soluções e diferenciais? Entre em contato com um de nossos atendentes e tire todas as suas dúvidas. Temos certeza de que será muito bem atendido!
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