A popularidade do Wi-Fi e da conexão na internet gerou até uma nova fobia: a nomofobia, o medo de ficar longe do smartphone e desconectado do que acontece na web. Mas, se você está experimentando a tecnologia e colocando um novo roteador na sua casa, talvez esteja se perguntando: “afinal, a senha do meu Wi-Fi é realmente segura?”.
As conexões Wi-Fi funcionam a partir de ondas de rádio e seu nome vem de uma sigla, significando “Wireless Fidelity”. Com o modelo, os vários dispositivos da sua casa podem se conectar facilmente ao mundo online.
Apesar da familiaridade que você provavelmente tem com o modelo, sua popularização só começou a acontecer nos anos 1990. Vou contar agora as informações mais importantes sobre a senha do WI-FI, sua importância, como manter segura e como trocar quando necessário. Vamos lá?
Qual é a importância da senha do Wi-Fi?
Uma conexão Wi-Fi de qualidade costuma passar por alguns pontos, como uso de um roteador de qualidade, escolha do tipo de modem, aposta em uma conexão veloz e por aí vai. Mas pouco disso adianta se o sinal de sua rede pode ser invadido e dividido com dispositivos desconhecidos, não é?
Por isso, a pergunta se “a senha do meu Wi-Fi é segura” não existe por acaso. Uma rede sem fio pode fornecer acesso às pastas e arquivos dos dispositivos que estão conectados e a interceptação de dados é um risco que não pode ser deixado de lado. Por isso, investir em uma senha também é uma forma de proteger informações pessoais.
Como manter a senha do WI-FI segura?
O ideal é criar uma senha longa e simples de memorizar, combinando números, símbolos do teclado e letras. Trechos de livros, letras de músicas e palavras significativas costumam ser boas ideias. Já informações pessoais, como apelido, nome de animais de estimação ou iniciais, não são recomendadas.
A razão é o fato de serem facilmente associadas a você. Outra possibilidade é restringir o acesso ao roteador e configurar uma rede para convidados. Assim, as pessoas podem navegar na sua internet sem acesso completo aos recursos da rede.
Como trocar a senha do Wi-Fi?
Você pode trocar a senha de forma simples, desde que tenha acesso ao IP padrão do roteador. No Windows, basta acessar o Prompt de Comando e digitar “ipconfig”. Em seguida, é só colar o endereço no navegador e fazer a alteração.
Se você ainda está se perguntando se “a senha do meu Wi-Fi é segura”, pode prestar atenção em alguns critérios. Por exemplo, a facilidade com a qual as pessoas que conhecem você conseguem adivinhar.
Mas se você já conta com uma internet segura, pode melhorar a conexão com alguns passos simples. Isso inclui escolher um bom lugar para colocar o roteador, apostar em repetidores de sinal e manter a rede protegida.
Anda com vontade de ficar por dentro das principais novidades do mundo da internet e da tecnologia? A Cabonnet está sempre postando novos conteúdos e dicas para você desfrutar da sua internet com mais qualidade. Você pode saber mais seguindo a gente no LinkedIn!
Compartilhe