A internet se tornou um recurso indispensável pro nosso dia a dia. Mas, apesar de todas as suas vantagens, ela também traz algumas possibilidades que podem ser bastante prejudiciais, como os riscos de Wi-Fi aberto.
Seja em uma rede púbica ou conexão doméstica onde há o compartilhamento com outras pessoas além da família, o sinal aberto deixa a segurança digital bem mais vulnerável.
Neste post, você vai conhecer 4 dos principais riscos gerados pelo uso de sinal Wi-Fi aberto. Continue a leitura!
Quais os riscos ao usar um sinal de internet aberto?
O livre acesso a um sinal de internet é sinônimo de que qualquer indivíduo tem permissão pra entrar naquela rede. A ideia parece boa, sobretudo pra estabelecimentos que desejam proporcionar um experiência diferenciada aos seus clientes ou, ainda, para quem pretende dividir um pacote de internet pra reduzir custos.
O problema de toda essa liberdade, no entanto, é que ela também abre portas pra pessoas com má-fé. A seguir, confira algumas dores de cabeça que devem ser evitadas.
1. Compartilhamento de sinal com desconhecidos
Uma das principais ameaças ao utilizar a internet aberta é a falta de controle sobre quem, exatamente, está naquele ambiente. Isso, porque pode haver alguém mal-intencionado interceptando os dados que o seu dispositivo troca com o servidor.
Como nem todos os estabelecimentos têm protocolos de segurança adequados, os usuários ficam expostos a diversos crimes cibernéticos. Além disso, embora a rede pública tenha sua própria senha, não há como prever se determinada pessoa planeja um ataque ou não.
É importante lembrar que esses riscos não acontecem somente quando você usa a conexão de lugares de ampla circulação, como bares e restaurantes. O perigo é o mesmo quando deixamos a rede da nossa casa aberta.
2. Uso de internet na rua
Conectar seu smartphone a uma Wi-Fi aberta também esbarra nos mesmos riscos de um notebook ou tablet. Embora o sistema do celular tenha os seus próprios protocolos de segurança, ele não está blindado contra as atividades dos hackers.
Nesse contexto, ainda é importante considerar que, em tais dispositivos, há um grande número de aplicativos com informações privadas, como:
- e-mails;
- bancos;
- redes sociais;
- galeria de fotos.
Enfim, um simples acesso a uma rede pública pode causar inúmeros aborrecimentos de ordem pessoal e financeira.
3. Roubo de informações
Uma vez que qualquer indivíduo dentro da rede Wi-Fi aberta pode coletar dados trocados entre dispositivo e servidor, o roubo de informações se torna muito mais fácil pra quem está mal-intencionado e tem competências técnicas pra executar essa ação. Assim sendo, o uso de contas particulares e senhas e o acesso a documentos devem ser evitados ao máximo.
4. Vírus
Uma conexão Wi-Fi aberta também é uma excelente oportunidade pra que os hackers instalem malwares, distribuam mensagens de phishing ou outros tipos de vírus que possam contaminar seus dispositivos e roubar dados importantes.
Em cidades do interior, por exemplo, o compartilhamento de internet com vizinhos é uma prática muito comum, mas esse hábito corriqueiro pode esconder diversas ameaças. Isso, porque, quanto maior o número de pessoas com acesso à rede, mais suscetível a vírus e invasões ela estará. Além de perigoso, isso ainda pode tornar a conexão mais lenta.
Como eliminar os riscos de Wi-Fi aberto?
Quando você pensar em se conectar à internet fora de casa, o ideal é que invista em um bom serviço de pacote de dados. Essa é a maneira mais eficiente pra evitar problemas de segurança digital.
Caso isso não seja possível, o mais recomendado é não utilizar sites de bancos, fazer compras ou qualquer outra atividade que dependa dos seus dados pessoais ou bancários. Ademais, manter o sistema operacional do seu celular e o antivírus do computador sempre atualizados também diminui as falhas de segurança.
Como você viu, as redes públicas facilitam muito a invasão. Como não há um monitoramento rigoroso das intenções de quem acessa esse tipo de internet, os riscos de Wi-Fi aberto são infinitamente superiores aos de uma conexão doméstica e privada. Então, o melhor é evitá-lo.
Gostou do artigo? Agora que você conhece os riscos de se contectar a um Wi-Fi aberto, aproveite pra manter seus familiares e amigos bem-informados. Compartilhe este post nas suas redes sociais!
Compartilhe