A internet caiu. O que devo fazer?

A internet caiu. O que devo fazer?

A sua internet caiu em um momento importante, quando estava assistindo à sua série preferida, jogando ou em uma reunião de trabalho? Isso não é nada bom, certo?

Alguns dos principais motivos para problemas de conexão são: oscilações no sinal Wi-Fi, problemas de interferência quando chove, danos nos cabos de rede, aparelhos mais antigos, qualidade do provedor de serviços, entre outros.

Alguns deles podem ser resolvidos apenas por meio do contato com o SAC do seu provedor. Outros, em compensação, podem ser facilmente resolvidos por você mesmo, sabia disso? Vamos mostrar o que você precisa saber antes de pegar o telefone para resolver a questão de quando a internet cai. Confira!

Reinicie o modem

Um primeiro passo é reiniciar o seu modem. Esse, provavelmente, seria o primeiro passo que o atendente solicitaria no SAC. Isso porque, muitas vezes, esse simples movimento pode auxiliar na retomada do sinal, reiniciando configurações importantes do seu modem.

O ideal é que você deixe o aparelho desligado por aproximadamente 5 minutos, reinicie e tente novamente a conexão. Acompanhe nosso vídeo, no qual mostramos como realizar esse passo.

Tente o cabo LAN

O passo anterior não deu certo? Então, tente colocar o cabo de rede LAN em seu dispositivo (notebook, computador, console, entre outros) e veja se funciona. Isso porque, muitas vezes, o seu sinal de Wi-Fi pode passar por oscilações.

Caso a conexão ocorra, é porque o problema está no Wi-Fi. Para isso, é importante testar se é um problema de posicionamento do modem ou, então, se é preciso trocar o aparelho.

Teste os cabos

O passo anterior não funcionou? Veja se todos os cabos estão devidamente conectados. Muitas vezes, uma saída de um dos cabos da posição pode alterar a conexão, inviabilizando-a. Caso você tenha alguns cabos de backup em casa, troque-os e teste.

Às vezes, alguma quebra de um cabo interno pode estar gerando o problema e, assim, com a troca, a internet poderá voltar a funcionar tranquilamente, sem a necessidade de uma visita técnica.

Troque senhas de acesso

Você já pensou em trocar a sua senha de internet? Se ela for fácil demais, pode ser que seus vizinhos estejam utilizando a sua rede para conexão. Com isso, é natural que a velocidade diminua, a ponto de inviabilizar a conexão.

Faça um teste: troque a senha da sua rede por uma mais segura. Caso a situação volte ao normal, pode ser que você tivesse pessoal mal-intencionadas acessando sua conexão.

Verifique seus firewalls e antivírus

Muitas vezes, uma configuração ruim de firewalls e antivírus pode gerar conflitos com a sua conexão de rede. Da mesma forma que vírus e malwares podem, também, causar problemas que gerem a queda da conexão. Um ponto para avaliar a causa é verificar se apenas um dispositivo está com problema.

Entre em contato com o SAC

Testou todos os passos anteriores quando a internet cai e não teve bons resultados? Então é o momento de acionar o SAC do seu provedor. Para isso, é importante que você esteja próximo do seu computador (pois pode ser necessário realizar algumas configurações) e do seu roteador.

O provedor precisa do seu feedback para saber que há algo errado. Assim, antes de realizar reclamações, entre em contato e faça os procedimentos que a equipe de suporte

Lembre-se sempre de informar todos os passos testados desde que a internet caiu, assim como não fazer nenhuma configuração no seu modem sem o auxílio do suporte técnico, ok?

Gostou deste conteúdo? Quer mais dicas como essas? Então, nos siga no Facebook e no Instagram e acompanhe nossos conteúdos!

Artigos Relacionados

  • Cabonnet é destaque no Prêmio MelhorPlano.net 2024
    04 Oct, 2024

    Cabonnet é destaque no Prêmio MelhorPlano.net 2024

  • Relatório de Transparência Salarial 2º Semestre de 2024
    25 Sep, 2024

    Relatório de Transparência Salarial 2º Semestre de 2024

  • Relatório de Transparência Salarial
    28 Mar, 2024

    Relatório de Transparência Salarial