BLOQUEIO DE “GATONETS” CONFUNDE USUÁRIOS

BLOQUEIO DE “GATONETS” CONFUNDE USUÁRIOS

O bloqueio de dispositivos ilegais de acesso a programação de TV Paga, iniciado pela Anatel, em 03/03/23, vem gerando dúvidas nos usuários de internet.

O serviço, que é prestado de forma clandestina pois compartilha conteúdos com direitos de transmissão sem a devida autorização, usa a internet para chegar até as conhecidas “caixinhas” ou “gatonet”. O acesso é feito através de IP que permite o acesso ao conteúdo dos canais. É por aí que a Anatel está atacando, na fonte de transmissão do conteúdo.

Alguns usuários já foram afetados pela interrupção dessa transmissão e, de forma equivocada, relacionaram isso à sua conexão com a internet. O fato é que se é possível navegar em outros aplicativos na própria TV ou em sites e aplicativos em outros dispositivos, um problema com a internet deve ser descartado.

Um outro ponto é verificar se o aparelho que acessa a programação de canais de TV tem o selo de homologação da Anatel. Os aparelhos sem esse selo ou com selo falso estão suscetíveis ao bloqueio.

Além disso, serviços de canais por assinatura exigem pagamento mensal. Se houve apenas pagamento pela “caixinha”, uma única vez, ou se o pagamento mensal é muito inferior ao praticado pelo mercado, é possível que, se o TV BOX não foi bloqueado, ainda venha a ser.

De acordo com Joice Siqueira, Coordenadora Técnica da Cabonnet, o fato da ação ser gradativa também gera confusão nos usuários: Alguns usuários consultam seus vizinhos ou amigos para saber se o deles está funcionando e, em caso de resposta afirmativa, acreditam que o problema é no seu provedor. No entanto, é fundamental levar em consideração se o serviço que ele usa de TV BOX é o mesmo de seus conhecidos e se eles acessavam o mesmo servidor. Mudar de provedor também não é uma opção, pois nenhum tem gerência sobre os bloqueios.

Outras fontes de informação:
Anatel, JP News

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