Como escolher um antivírus para a sua casa?

Como escolher um antivírus para a sua casa?

Que a internet e demais recursos tecnológicos já se tornaram em uma parte indispensável do nosso dia a dia, não restam dúvidas. No entanto, o ambiente digital pode se tornar extremamente perigoso quando utilizado sem sistemas de proteção. Por isso, é importante saber como escolher o antivírus ideal.

Para ajudar você nessa missão, vou mostrar neste post as principais informações para selecionar uma ferramenta eficiente. Confira!

Afinal, o que é um antivírus?

Os antivírus são softwares criados com o objetivo principal de proteger computadores e outros dispositivos contra programas maliciosos, também conhecidos como pragas cibernéticas — vírus, worms e malwares.

O software de antivírus é executado em segundo plano, fazendo buscas, verificações, análises, identificação e remoção dessas ameaças. Tudo isso enquanto o usuário utiliza seu equipamento, sobretudo nas tarefas que estabelecem uma conexão com a internet.

Mas, além do seu funcionamento automático e em tempo real, esse sistema de segurança possibilita a execução de algumas ações específicas, como o escaneamento de todos os arquivos e programas presentes na máquina, mecanismos de quarentena etc.

Qual é a sua importância para evitar a infecção por malwares?

Uma infecção por malwares pode interferir diretamente no funcionamento dos aparelhos e ainda comprometer a segurança de dados. Por mais cuidadoso que seja o usuário, esse tipo de ameaça está em constante evolução.

Nesse cenário, um antivírus ideal representa uma importante barreira para detecção proativa de qualquer anormalidade e garantir uma navegação segura.

Como escolher o antivírus ideal para sua casa?

O ponto de partida para encontrar o antivírus ideal é conhecer as características do seu equipamento, bem como as configurações adequadas para proteger esse computador ou dispositivo, sem qualquer prejuízo de desempenho. Mas também é importante considerar alguns pontos específicos. Veja só!

Prefira marcas conhecidas

Dar preferência para desenvolvedores que já são referência nesse mercado é uma decisão que aumenta de forma significativa as chances de sucesso. Normalmente, essas marcas têm investimento constante em atualizações e possuem uma infraestrutura que atende à maioria dos usuários.

Priorize os que são fáceis de usar

Outro segredo para escolher um bom antivírus é dar prioridade a softwares que combinam eficiência e facilidade de usar. Isso porque a grande maioria das pessoas que depende desse recurso não é especialista em cibersegurança. Portanto, o ideal é que o programa tenha uma interface acessível e não dependa do usuário para acertar suas configurações.

Avalie o desempenho

No que diz respeito ao desempenho, o antivírus ideal com proteção contra malware em várias camadas e classificação das URLs visitadas está entre as melhores alternativas disponíveis no mercado.

Além disso, é recomendado levar em conta a presença de recursos de detecção proativa, firewalls, segurança para transações financeiras, filtragem de spam, segurança e exclusão segura de arquivos.

Viu como a busca pelo antivírus ideal não é nenhum bicho de sete cabeças? Se os serviços e funcionalidades oferecidas são suficientes para proteger o equipamento, sem prejudicar a experiência do usuário, é muito provável que você esteja no caminho certo.

Gostou das dicas? Agora que já sabe como escolher o antivírus ideal para sua casa, aproveite para descobrir qual é o melhor plano de internet para atender às suas necessidades, fale conosco!

Artigos Relacionados

  • Relatório de Transparência Salarial
    28 Mar, 2024

    Relatório de Transparência Salarial

  • Conta Outra Vez! Plataforma de livro digitais para clientes Cabonnet
    06 Nov, 2023

    Conta Outra Vez! Plataforma de livro digitais para clientes Cabonnet

  • Promoção "Pagou, Participou! Cabonnet"
    31 Jul, 2023

    Promoção "Pagou, Participou! Cabonnet"