Como evitar problema na internet e fazer uma boa contratação?

Como evitar problema na internet e fazer uma boa contratação?

Acessar a internet é um hábito tão comum que mais de 40 milhões de brasileiros usam a rede para consumir e compartilhar e conteúdos autorais — vídeos, fotos, textos e por aí vai. Isso faz com que um problema na internet seja realmente frustrante, já que interrompe a rotina das pessoas. E a experiência se torna ainda mais complicada para quem tem um padrão de consumo de internet residencial mais exigente.

Seja para serviços de streaming, seja para jogos online, a importância da internet vem crescendo. Regiões como a Califórnia, nos Estados Unidos, já contam com 70% das empresas ligadas ao mundo online. Com tanta demanda, pontos como a qualidade e a estabilidade da conexão merecem ser observados, não é mesmo?

A minha proposta neste conteúdo é mostrar problemas comuns na contratação de internet e revelar algumas dicas de como resolver cada um deles. Vamos lá?

Conheça os problemas mais comuns de internet

O primeiro envio online de mensagem aconteceu há mais de 50 anos, no antigo ARPANET — uma espécie de pai da internet. Desde então, a conexão é responsável pelo lazer, informação e trabalho de muita gente. Para garantir que o acesso esteja “ok” vale reparar em alguns pontos, como os tipos de problema na internet que listo a seguir.

Internet lenta

Sabe quando você quer abrir um site e se depara apenas com o ícone de carregamento e uma tela branca? Ou então quando está assistindo a um vídeo e sua reprodução é interrompida várias vezes? Então, esses são os temidos efeitos da internet lenta.

Existem algumas razões pelas quais o problema acontece. Modem antigo, interferências no sinal, roteador distante, muitos usuários conectados, conectores com defeito e problemas de configuração no computador estão entre as principais.

Às vezes, o problema não está ligado apenas à internet em si. Isso porque sites muito visitados, por exemplo, tendem a apresentar lentidão. E a razão é o servidor sobrecarregado. Esse é o motivo pelo qual os sites de vestibulares ficam fora do ar com frequência nos dias em que candidatos do país inteiro querem conferir suas notas, por exemplo.

Quedas

A queda da internet é um problema mais frustrante do que a lentidão. Isso pode ter relação com o dispositivo fora da tomada, defeitos no roteador, falhas nos provedores ou manutenção do serviço. Às vezes, até há interferência em dias de chuva.

Se você está cansado de esbarrar no jogo do T-Rex do Google Chrome, talvez seja uma boa reparar no tipo de conexão fornecida pelo serviço. Na internet via rádio, por exemplo, a descarga elétrica e a umidade podem tornar o acesso instável.

Ainda assim, vale ficar de olho em alguns detalhes muito simples, como a desconexão dos cabos. Em certas situações, alguma entrada está com mau contato, fazendo com que os cabos de backup sejam uma boa opção.

Conexão instável

Às vezes, a conexão até está acontecendo, mas há interrupções frequentes. Aqui, o acesso vai e volta. A conexão sobrecarregada também pinta entre as possíveis razões, principalmente quando o consumo exige mais do que a capacidade do plano.

Em certos casos, o problema tem a ver com a própria forma de acesso. Se você faz o download de vários arquivos simultaneamente, a tendência é uma queda na velocidade. O mesmo vale para o envio de arquivos, sobretudo quando a velocidade de upload é baixa.

Esse é um ponto importante para analisar ao contratar um plano. Aqui, a velocidade de download é definida pelos arquivos que sua máquina recebe. É o que conta ao assistir a um filme da Netflix. Já a de upload diz respeito aos envios. Pesa, por exemplo, em ligações e jogos online — quando outros usuários precisam interagir com seus comandos na forma de dados enviados pela web.

Falha no data center

O data center é o ambiente feito para guardar os servidores e os bancos de dados. Em geral, é traduzido como Centro de Processamento de Dados e costuma ter uma estrutura pronta para proteger as informações que estão ali.

Por isso, conta com políticas de segurança, tanto física quanto cibernética, além de planos para lidar com imprevistos como incêndios e quedas de energia. Até o armazenamento em nuvem depende de redes de data centers. Ainda assim, as falhas são possíveis e podem interferir na qualidade da sua navegação.

Um bom exemplo são os defeitos nos componentes. Isso porque o hardware dos servidores é feito de itens que têm vida útil limitada, e essa é uma das razões pelas quais o ambiente tem que ser tão bem gerenciado. As falhas humanas também são possíveis, revelando-se em problemas como instalações incorretas.

Roteador mal posicionado

Às vezes, o problema de rede pode ser resolvido de forma muito simples. A falha pode não ser da internet em si, mas do sinal de Wi-Fi — algo que é resolvido ao posicionar bem o roteador. Aliás, você pode começar procurando lugares mais altos, já que essa é uma forma de evitar barreiras como os móveis da casa.

Para boa parte dos usuários, os roteadores ainda operam na frequência de 2,4 GHz. É a mesma de muitos aparelhos eletrônicos, como o micro-ondas e os telefones sem fio. Logo, isso faz com que você se depare com muita interferência no sinal.

Outro cuidado é com paredes grossas. Por isso, colocar o roteador em um lugar mais central ou próximo de onde a maior parte das pessoas usa a internet pode ser uma boa estratégia. Por fim, você pode investir nos repetidores de sinal. Assim, há a retransmissão próxima ao dispositivo, garantindo um acesso melhor.

Saiba como evitar problemas com a internet

Preparar-se para as quedas no acesso é uma forma de se livrar de frustrações antes que aconteçam, certo? Os problemas podem estar ligados a invasões, interferências no sinal, problemas do provedor e vários outros. Mas você já vai entender como evitar problema na internet. Venha comigo!

Veja se o roteador está funcionando

Antes de ligar para o SAC da sua operadora de internet, vale descobrir se não é um problema doméstico. Você pode começar conferindo se não há nenhum problema no computador, celular ou roteador.

Veja se o cabo do provedor está conectado e as funções do roteador estão operando. E uma das formas é conectando o cabo no computador e conferindo se o acesso online pode ser feito dessa forma.

Aqui, vale ter em mente a diferença entre modem e roteador. O primeiro é o que permite a conexão do dispositivo à internet, enquanto o segundo fornece o sinal Wi-Fi. Os dispositivos podem confundir porque boa parte dos modems já vem com roteador embutido.

Repare na interferência

Um dos problemas mais comuns que atrapalham o acesso é a interferência. É que não só os eletrodomésticos podem funcionar na mesma frequência, como outros roteadores. Por ser uma onda eletromagnética, o sinal perde força.

Alguns modelos mais tecnológicos são capazes de escanear outras redes e informar a frequência. É justamente para isso que foram criados os roteadores dual-band. Os tradicionais emitem o sinal na frequência de 2,4 GHz, a mesma dos eletrodomésticos. Já o dual-band, conta com duas frequências diferentes: 2,4 GHz e 5,0 GHz.

A segunda frequência é capaz de contornar a interferência e promover um acesso com uma qualidade maior. Mas a desvantagem é a dificuldade em cruzar objetos sólidos, fazendo com que a conexão perca qualidade a certa distância. Daí as duas opções, 2,4 GHz para longe e 5,0 GHz para perto.

Observe o gerenciamento da rede

Já reparou no que acontece quando um único dispositivo ocupa uma banda de rede muito grande? Se você vive em uma casa com muitas pessoas, talvez seja uma boa ideia gerenciar o acesso e tentar distribuir a forma com a qual todo mundo aproveita a rede.

Se a sua casa tem um plano de internet mais modesto e um mesmo desktop faz um consumo muito grande, os outros dispositivos podem ter problemas para manter o acesso. Logo, a dificuldade exige reenvio de informações, aumentando ainda mais o tráfego.

Um uso moderado para acessar redes sociais e e-mail costuma ficar entre 1 MB e 5 MB. Nos casos mais exigentes, com download de filmes e jogos online, isso vai para 25 MB. Assim, conhecer o padrão de consumo dos usuários da sua casa pode ajudar na hora de escolher um plano que corresponde às suas exigências.

Cuide da segurança

Embora não seja algo frequente, os roteadores também podem ser alvos de ataques e invasões — influenciando a performance da rede. Por isso, procure conhecer bem a reputação dos fabricantes e as atualizações de segurança. Nem sempre o dispositivo é usado para roubar informações, mas pode direcionar o tráfego para outros ataques, ocasionando lentidão.

Uma medida que pouca gente presta atenção é a criação da senha do Wi-Fi. É que deixar a rede aberta para desconhecidos não é uma boa opção. O ideal é contar com uma boa combinação de caracteres para proteger o acesso, combinado?

Invista em senhas que sejam longas, mas fáceis de memorizar. Aqui, vale apostar em trechos de músicas, frases de livros, caracteres diferentes e citações que você conhece bem. Outra possibilidade é a configuração de uma rede para convidados, permitindo menos acesso aos recursos do dispositivo. Por fim, procure escolher termos que não podem ser facilmente associados a você.

Aposte em monitoramento

Não adianta desejar ter uma boa conexão se você não verificar que o acesso entregue é o mesmo pelo qual você paga, certo? Pois saiba que é possível fazer o monitoramento por meio de testes de velocidade.

Você pode ver se o próprio provedor não tem uma indicação de site para fazer o teste. O ideal é usar o cabo de rede, já que ele não conta com as interferências típicas do sinal Wi-Fi. Geralmente, as avaliações dividem a velocidade de download, de upload e a latência.

A ideia é útil para verificar a possibilidade de traffic shaping — a prática ilegal de limitar o acesso dos usuários à internet para contornar uma infraestrutura mais fraca. Assim, a ferramenta ajuda na hora de fazer cobranças. Segundo a Anatel, as operadoras têm por obrigação entregar, pelo menos, 80% da velocidade de internet contratada, e você pode conferir se é o seu caso.

Entenda como resolver problemas de conexão

Talvez você tenha identificado até aqui que sofre com alguns problemas na internet, mas ainda esteja em dúvida sobre como resolver. Confira, então, uma lista de ações simples que preparei para você consertar a conexão.

Escolha bem a banda larga

“Banda larga” é um termo usado para se referir ao tipo de conexão que veio para substituir a internet discada. No modelo anterior, era preciso contar com uma rede telefônica ligada ao modem, que decodifica as informações em sinais de áudio. Lembra dessa época?

Por isso, usuários da internet discada não conseguiam receber ligações enquanto usavam a rede e precisavam escolher muito bem os horários. Na banda larga, o acesso estável a partir de 128 kbps se tornou possível.

Lembra de quando citei a importância de conferir o padrão de consumo para escolher um plano que corresponda? Então, isso acontece porque boa parte dos problemas nascem da banda larga insuficiente, dividida entre vários dispositivos. Se muita gente acessar simultaneamente vários vídeos, um plano modesto provavelmente vai fazer com que boa parte deles trave.

Atualize o roteador

Embora roteadores frequentemente contem com uma boa longevidade, os softwares e as exigências evoluem com o tempo. Assim, os dispositivos mais antigos costumam ficar defasados e precisar de uma atualização. E isso tem relação com as novas frequências que citei antes.

Nesse caso, os roteadores antigos não são compatíveis. Por isso, ao trocar, procure escolher os que foram lançados recentemente. Às vezes, a mudança nem é de tecnologia. Usuários que se mudam para casas maiores, por exemplo, talvez sintam dificuldades de acessar a rede em cômodos distintos.

Para isso, vale conferir se há roteadores com um alcance de sinal maior para melhorar Wi-Fi. Os repetidores também podem ser uma boa alternativa, sendo capazes de amplificar o sinal original para áreas maiores e permitir um acesso de qualidade superior.

Reinicie o roteador

Reiniciar o roteador é uma solução simples que pode acabar com muitas dores de cabeça. Esse é o tipo de solução que talvez você já tenha visto no universo de TI: reiniciar e ver se tudo volta ao normal. Isso acontece — e costuma funcionar — porque existem muitos defeitos que são causados por bugs temporários e de solução simples.

Se você já ligou para algum SAC de operadora de internet, talvez já tenha ouvido a seguinte recomendação: “tire o roteador da tomada por 30 segundos e ligue o dispositivo novamente”. Essa é a reinicialização simples.

Mas também é possível resetar o aparelho. Os modelos contam com um botão de “reset router” e, por meio dele, todas as informações são apagadas, fazendo com que o dispositivo volte às configurações de fábrica. Normalmente, essa opção não precisa ser usada, mas, caso o modem não tenha o roteador embutido, você pode reiniciar os dois dispositivos.

Teste vários dispositivos

Outro ponto que você pode conferir é a existência de um problema em que não esteja na rede, mas em um dos dispositivos. Às vezes, tablets, smartphones ou computadores apresentam alguns probleminhas de configuração. Mas, se nenhum dos aparelhos conseguir entrar na web, é porque o problema provavelmente esteja no provedor.

Portanto, teste várias modalidades de acesso. Lembrando também que a instabilidade pode atingir algumas redes sociais específicas, mas não toda a rede. Uma possibilidade é conectar um laptop diretamente no cabo Ethernet, para ver se não é um problema de sinal. Afinal, antes do Wi-Fi, essa era a única maneira com a qual um computador acessava a rede.

Embora o modelo não seja o de internet discada, os cabos Ethernet são parecidos com os telefônicos. A diferença é a espessura e a fiação interna. Dependendo do uso, pode ser uma forma de conseguir uma conexão estável sem a presença da interferência típica do Wi-Fi congestionado.

Solucione os problemas de dispositivos específicos

Se só um dos dispositivos não conectar, o foco da solução do problema é outro. Isso é comum, por exemplo, nos casos de problemas com firewall — o software que existe nos sistemas operacionais usado para filtrar o tráfego nocivo e garantir a segurança da rede. Uma má configuração aqui pode fazer com que o acesso normal à internet seja atrapalhado.

Até o horário pode causar problemas, sabia? Isso porque alguns aparelhos com o relógio mal configurado não conseguem se conectar. Repare ainda na idade do aparelho: celulares muito antigos contam com navegadores mais precários, sem possibilidade de atualizações, não conseguindo acessar boa parte dos sites da web.

Assim, uma simples atualização de navegador pode fazer mágica. Mas, nos computadores, ainda existem os problemas com drivers. Nesse caso, o hardware usado para acessar a rede simplesmente não é reconhecido. O impasse é mais comum em sistemas operacionais não atualizados.

Veja a importância de um bom canal de comunicação

A internet residencial é uma forma de fugir das limitações das franquias 4G e apostar em um uso para a família inteira, podendo encontrar espaço em computadores, consoles de videogames e smart TVs. Um bom plano é a melhor garantia de que você vai evitar problema na internet e contar com uma conexão de boa qualidade. Basta ter atenção a alguns detalhes, como os que cito a seguir!

Orçamento

Às vezes, a contratação de um plano de internet é uma decisão pouco pensada. Mas o ideal é pôr na ponta do lápis, por exemplo, quantas pessoas vão fazer uso. E não se tratam apenas dos moradores: se há pessoas que trabalham na sua casa ou você costuma receber muitas visitas, isso também precisa ser considerado.

Vale ter em mente uma noção de orçamento. Valores mínimos e máximos ajudam a buscar um plano que não só seja compatível com você, mas com sua carteira. Dentro dessa faixa, basta escolher o custo-benefício que mais faz sentido. Só não se esqueça de que velocidade e franquia são coisas diferentes.

Se o primeiro termo diz respeito à rapidez com a qual os dados chegam até você, o segundo está mais ligado à quantidade de dados máxima disponibilizada aos usuários. Você provavelmente vai ver as franquias com mais frequência no mundo da internet móvel, já que poucas operadoras usam o modelo para a residencial.

Escolha do plano

Nem sempre é fácil analisar individualmente o benefício da sua conexão. Isso porque a internet costuma ser oferecida com outros serviços, como TV à cabo e telefone. Caso sua demanda seja para um plano de preço alto, existem promoções que fazem com que as marcas concorram pelo menor preço.

Outro ponto que pesa é a cobertura. Repare se sua região é atendida e qual é a qualidade do fornecimento. Há planos de internet local que permitem outro tipo de interação entre a operadora e o cliente — com negociações mais flexíveis e maior proximidade, por exemplo. Por se tratar de um negócio regional, a tendência é ter atendentes mais disponíveis para gastar energia com os seus problemas de conexão.

Ainda vale ficar de olho no que diz a lei. A fidelização, por exemplo, é permitida — desde que não exceda um ano. Nesse caso, é preciso ter a contrapartida em algum tipo de benefício para o cliente. Aqui, entram descontos, bônus e diminuição das tarifas. Por isso, procure ficar de olho no contrato e na multa.

Tipo de conexão

Você talvez tenha mais costume com a internet tradicional, com cabo coaxial. Originalmente feito para telefonia, ele conta com vários fios condutores e um revestimento em PVC. Mas esse não é o único tipo de conexão.

A fibra ótica, por exemplo, usa tecnologia de refração de luz e tem uma velocidade de transmissão mais alta, chegando aos 10 gbps. A estrutura é fina e transparente, útil para conduzir os sinais luminosos com pouca latência de sinal sem interferência eletromagnética.

Cuidar da conexão, escolher um bom plano e configurar o Wi-Fi corretamente estão entre as principais formas de evitar problema na internet e conseguir uma conexão de qualidade para jogar, trabalhar, assistir a um streaming sem travar ou simplesmente bater papo com os amigos nas redes sociais.

Mas talvez você fique na dúvida no meio de tantas opções de planos. Existem desde planos mais modestos e econômicos, feitos para usuários mais eventuais, até os planos robustos e capazes de corresponder às expectativas dos consumidores mais exigentes, que não querem ter problema na internet.

Em vez de consumir qualquer plano, o que acha de fazer algo um pouco diferente? A Cabonnet disponibilizou um teste para que você conheça as necessidades da sua família e descubra qual é o melhor plano. Não deixe de conferir!

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