Como funciona o consumo de dados do streaming?

Como funciona o consumo de dados do streaming?

Você sabe como funciona o consumo de dados do streaming? Alguns serviços chegam a bater os 200 milhões de assinantes e são um sucesso comercial, fazendo com que cada vez mais usuários exijam uma conexão de qualidade para consumir músicas e filmes nas plataformas.

O investimento é massivo. Marcas como a Warner e a Discovery apostam em uma fusão, enquanto a Amazon adquire estúdios como o MGM. As razões são simples: aumentar os repertórios de filmes para conquistar o maior número de consumidores.

Mas o grande vencedor da guerra dos streamings é o consumidor, tendo um leque de opções para escolher os catálogos mais agradáveis. Vou explicar como funciona o consumo de dados do streaming e trazer alguns outros fatos interessantes. Vamos lá?

Como o streaming funciona?

Já reparou em como o consumo de streaming vem aumentando ao longo dos anos? Isso faz com que entender como funciona o consumo de dados do streaming seja uma ideia importante para lidar com quedas de conexão e outras surpresas.

Os streamings são plataformas de consumo online, em que é possível ver séries, filmes, jogos esportivos, ouvir músicas e fazer várias outras coisas. Normalmente, são serviços nichados e especializados em uma categoria específica. Você já vai entender como isso funciona.

Quais são as principais categorias de streaming?

Os streamings são divididos de acordo com a sua função. Os de música, por exemplo, permitem a reprodução, o download, a criação de playlists, a filtragem por gênero e por aí vai. Entre os principais exemplos, pintam o Spotify, o Deezer e o Apple Music. Já os de filmes e séries servem para propor uma alternativa ao cinema e à TV a cabo.

Costumam ter funcionalidades de avaliação de filmes, criação de listas para assistir mais tarde e recomendações de inteligência artificial com base no seu histórico de consumo. Aqui, marcas como Netflix, Prime Video e Disney Plus fazem sucesso entre os cinéfilos. Por fim, há os streamings de esportes, feitos para acompanhar jogos ao vivo. Premiere e Estádio TNT Sports são alguns exemplos.

Como poupar no streaming?

Embora os streamings tenham um consumo alto, boa parte das plataformas tem opções de economia de dados nativas. Basta ir nos menus de configuração e alterar as preferências de uso de dados. Outra opção é alterar a qualidade do vídeo e consumir em uma resolução inferior.

O modelo já tem um espaço especial no fim de semana de muita gente, servindo como uma opção prática para entretenimento. Entender como funciona o consumo de dados do streaming é importante justamente na hora de apostar em uma internet realmente boa. Assim, é possível desfrutar do serviço sem dores de cabeça ou vídeos travando.

O espaço que o streaming conquistou é grande a ponto de rivalizar com as TVs por assinatura. Os dois modelos tem suas vantagens e nada impede de ter os dois na sua casa — aumentando ainda mais as opções de consumo.

E você, tem algum amigo que costuma sofrer com a lentidão dos vídeos na hora de assistir ao streaming favorito? Então, não deixe de compartilhar este post nas redes sociais para que ele também fique por dentro do assunto!

Artigos Relacionados

  • Cabonnet é destaque no Prêmio MelhorPlano.net 2024
    04 Oct, 2024

    Cabonnet é destaque no Prêmio MelhorPlano.net 2024

  • Relatório de Transparência Salarial 2º Semestre de 2024
    25 Sep, 2024

    Relatório de Transparência Salarial 2º Semestre de 2024

  • Relatório de Transparência Salarial
    28 Mar, 2024

    Relatório de Transparência Salarial