Uma das maiores dúvidas das pessoas que navegam na internet hoje é como identificar um computador com vírus e quais os reais riscos disso. Afinal, muitos malwares não afetam o funcionamento da máquina, mas podem estar roubando seus dados.
Nos primórdios da internet, nós tínhamos os crackers, que eram hackers focados em quebrar coisas, tirando servidores e computadores do ar por diversão. O problema é que, com a evolução da internet, o foco dos cibercriminosos mudou pro lucro por meio de crimes virtuais.
Um acesso não permitido à sua máquina pode servir pra aplicar vários golpes, desde transações bancárias não autorizadas até chantagens envolvendo fotos pessoais. Por conta disso, você precisa conhecer as complicações possíveis e evitá-las o máximo que puder. Te conto mais logo abaixo!
Quais os riscos dos vírus
Como dito, o foco dos hackers mudou, e existem grupos completos de cibercriminosos buscando o lucro fácil na internet. Pra isso, eles fazem uso dos vírus, que são pequenos programas de computador criados pra roubo e transmissão não autorizada de informação.
Existem os mais variados tipos de vírus circulando nas redes, sendo que a chamada “infecção” de uma máquina pode se dar de maneiras diversas. As mais comuns são:
- e-mail — abertura de arquivos suspeitos enviados por desconhecidos;
- softwares piratas — programas de computador sem licença obtidos de forma ilegal na rede;
- sistemas operacionais não atualizados — permitem o acesso remoto do hacker, que instala o vírus ou vasculha as pastas;
- downloads em sites suspeitos — programas baixados de forma automática em páginas suspeitas.
Como identificar um computador com vírus
Existem várias formas pra identificar um computador com vírus, sendo que algumas são sinais claros. Caso o seu PC esteja apresentando qualquer um dos seguintes sintomas, é preciso utilizar um antivírus o mais rápido possível.
Aparecimento de pop-ups e banners
Ao navegar na internet, topamos, várias vezes, com pop-ups e banners. Isso é algo normal, porém, quando essas propagandas começam a aparecer diretamente em sua área de trabalho, o significado é um só: sua máquina foi infectada.
Qualquer tipo de banner ou pop-up que apareça fora do contexto do navegador pode ser um indício claro de infecção, sendo necessário realizar a varredura do antivírus.
Envio desordenado de e-mails
Seus amigos e conhecidos estão recebendo e-mails seus sem que você os mande? Uma dica de segurança é verificar não apenas a caixa de entrada de seu e-mail, mas também os enviados.
Alguns vírus podem acessar a sua conta e realizar disparos automáticos. Um exemplo é quando os criminosos se passam por você pra pedir dinheiro a seus amigos. Superprejudicial pra sua imagem, não é? Quando você descobrir o golpe, já pode ser tarde demais.
Lentidão
Por fim, tem a famosa lentidão. Ela acontece não porque o vírus está programado pra causá-la, já que, na maioria dos casos, ele busca passar despercebido. O problema é que sua máquina começa a ter muito o que processamento, já que deve executar seus programas e o vírus ao mesmo tempo.
Mas preciso destacar aqui que nem sempre a lentidão está ligada à existência de um vírus. O problema pode ser apenas o hardware ou a falta de atualização de software. Em todo o caso, uma mudança brusca de desempenho pode ser um indício pra necessidade de realizar a varredura do antivírus.
Como evitar uma contaminação
Para evitar dores de cabeças com infecções por vírus, o melhor a se fazer na internet é se proteger, sendo cuidadoso acerca de sua navegação e ações no computador. Algumas dicas são:
- acesse sites seguros;
- não clique em links duvidosos;
- não instale softwares pirateados;
- não baixe anexos de e-mails de desconhecidos;
- invista em um antivírus;
- utilize bloqueadores de anúncios, como o Adblock;
- conte com um bom provedor de internet.
Um computador com vírus é uma ameaça à sua família, sendo fundamental manter o controle de navegação, pra evitar qualquer situação desagradável, como o roubo de dados e a chantagem por hackers.
Está sofrendo com internet lenta? Leia nosso post sobre os fatores que podem contribuir para uma internet lenta e como resolver o problema!
Compartilhe