Você deve ter reparado em como existem rótulos numéricos para identificar as pessoas, certo? RG, CPF e documentos de identificação estão entre os principais exemplos — e você vai precisar ter essa ideia em mente na hora de entender o que é IP.
Isso porque o número serve justamente para o reconhecimento e é importantíssimo na hora da navegação na web. Vou contar um pouco sobre como o IP funciona e quais pontos você não pode deixar de prestar atenção. Vamos lá?
O que é IP?
IP é uma sigla para Internet Protocol, um rótulo usado, entre outras coisas, para identificar dispositivos. Aqui, entram smartphones, computadores, tablets e por aí vai. O número também é útil para localização e costuma ser subdividido em camadas para facilitar a compreensão.
Quais são elas? A de aplicação, em que ficam as aplicações que fazem uso da rede; a de transporte, responsável por dados como UDP e RCP; a de rede, endereçando os dispositivos; a de link, interagindo com tecnologias como rede Wi-Fi; e a física, em que se encontram os hardwares.
Qual é a diferença entre IP fixo e dinâmico?
Os tipos de IPs variam de acordo com a atribuição. O que isso significa? Na prática, quando o endereço se refere permanentemente a um dispositivo, é considerado IP fixo. Isso significa que a alteração só pode ser feita se o usuário decidir e a configuração acontece por meio do ISP.
Já o dinâmico, é atribuído durante a conexão e, no momento em que você acessar novamente, o número muda. Aqui, a configuração é por meio do DHCP e a mudança surge em intervalos específicos, definidos pelo provedor.
Como encontrar o endereço de IP público e privado?
Os IPs também são divididos de acordo com sua visibilidade. O privado, por exemplo, é usado para identificar dispositivos, sem necessariamente serem acessíveis por meio da web. Os públicos, por sua vez, são como os endereços postais.
Como saber se o seu endereço é privado? Você pode conferir uma lista de intervalos de endereços privados e comparar com os dados da própria máquina — basta acessar o prompt de comando e digitar “ipconfig”. Já os endereços públicos costumam ser geridos e listados por entidades reguladoras.
O que é IPv4 e IPv6?
O IPv4 é uma sigla para “Internet Protocol Version 4”, contando com endereços 32 bits. O modelo começou a apresentar limitações ao longo dos anos e o sucessor apontado é o IPv6, com capacidade para 128 bits. Não existe uma data definida para a mudança, mas países como a Bielorrússia assumem a regra como obrigatoriedade por lei.
Se você tem o hábito de ler sobre assuntos de tecnologia, pode ter reparado em como assuntos sobre protocolos de internet aparecem com uma certa frequência. Saber o que é IP é uma boa forma de entender mais sobre o tema e ainda compreender como sua máquina é reconhecida na web.
Em alguns casos, você vai precisar descobrir o IP para realizar configurações de segurança em certos dispositivos. Um exemplo é o roteador de internet, em que as informações de acesso são trocadas com essa informação.
Que tal descobrir mais informações sobre tecnologia, conectividade e velocidade da internet? Então, não deixe de assinar nossa newsletter e ficar ainda mais por dentro do assunto!
Compartilhe