Você já considerou investir em um repetidor de internet? Pense com a gente se a situação já aconteceu: você está no quarto, jogando online, assistindo algo na Netflix ou no YouTube, mas a internet não ajuda. Os problemas de conexão são constantes e você não consegue resolver de jeito nenhum. Essa situação pode ser bem frustrante, não é? Ainda mais se você paga caro pelo serviço.
O repetidor de internet pode ajudar muito nesses casos. Muita gente não sabe, mas se você estiver longe do modem e do roteador, o sinal pode chegar bem fraco, o que prejudica o seu desempenho. E é exatamente esse problema que o repetidor resolve. Então, continue lendo o post, entenda o que é um repetidor de internet e como ele pode ajudar!
O que é o repetidor de internet?
Também conhecido como extensor, é um aparelho instalado em casas e ambientes muito grandes ou com muitos obstáculos. Nesses casos, é difícil encontrar uma boa localização do roteador, pois o sinal é enfraquecido. Quando isso acontece, existe uma queda perceptível na qualidade da internet. Então, um repetidor capta o sinal e o reforça, para aumentar o alcance dentro da casa.
Uma dúvida que pode surgir é e relação à diferença entre o roteador e o repetidor. O primeiro é responsável por receber o sinal do modem e transformá-lo, criando as redes de Wi-Fi. Já o roteador tem o objetivo de complementar o alcance do Wi-Fi, se o roteador não for capaz de cobrir todo o espaço.
Quais são os prós e contras do repetidor?
Vantagens do repetidor de internet
- Maior alcance do sinal: ele pode chegar a cômodos nos quais seria muito fraco.
- Remoção de bloqueios que afetam o sinal: vidros, espelhos, paredes e portas interferem muito no sinal do Wi-Fi. Mesmo em casas não tão grandes, esses objetos podem atrapalhar o sinal. O repetidor permite contorná-los.
- Facilidade na instalação: não é preciso passar cabos. Além disso, você pode instalar onde quiser, escolhendo estrategicamente um local que apresente o sinal mais forte.
Desvantagens do repetidor de internet
- Custo: o repetidor de sinal tem um alto custo de entrada. Em certos casos, pode até mesmo ser mais caro do que um roteador. Além disso, consome energia elétrica, o que pode aumentar a conta de luz.
- Desempenho: um ponto crucial é que ele precisa ser compatível com o roteador que você tem. Caso contrário, não adianta nada ou até piora o sinal.
Como escolher o melhor repetidor de internet?
Se você está considerando um repetidor para acabar com a internet instável, precisa tomar alguns cuidados. Primeiramente, garanta que isso é realmente o que você precisa. O repetidor tem uma função específica, de aumentar o alcance. Ele não fortalece o sinal, apenas permite que o mesmo chegue mais longe. Além disso, não esqueça de garantir que ele é compatível com o roteador que você já tem.
Por fim, pode ser que você queira uma experiência ainda mais completa no seu Wi-Fi. Nesse caso, vale a pena investir um pouco mais em uma solução mais robusta, como um par de roteadores MESH.
Gostou do post? Ele tirou todas as suas dúvidas sobre o repetidor de internet? Então, dá uma olhadinha neste post sobre a diferença entre modem e roteador!
Compartilhe