Como a internet facilita o acesso à informação?

  • DOMINE SUA CONEXÃO

Consegue se lembrar de como era a vida sem internet? Se você é “cringe”, talvez ainda tenha uma remota lembrança sobre isso. Para aqueles que têm menos de 25 anos ou praticamente já nasceram conectados, porém, a história é um pouco diferente.

O fato é que a internet facilitou muito o acesso à informação. Mas você tem dimensão de como ela fez isso? Vou falar mais sobre o assunto a partir de agora!

Como a internet facilita o acesso à informação?

A internet facilitou muito a comunicação a longa distância, um dos pontos que mais a tornaram importante nos tempos atuais. Por meio dela, por exemplo, podemos conversar facilmente com pessoas de todo o mundo, em tempo real.

Além disso, é possível realizar uma série de atividades e transações a partir de qualquer dispositivo conectado à rede, de qualquer lugar, 24 horas, 7 dias por semana. Por isso, não podia ser de outro jeito: um dos benefícios foi melhorar o acesso à informação.

Quais são as vantagens da internet?

Ela revolucionou nossa forma de agir, lidar com o mundo, consumir informação, entre uma série de outras questões. Isso, justamente porque trouxe inúmeras vantagens para o nosso dia a dia. Algumas delas são:

  • comodidade: podemos fazer diversas coisas em qualquer lugar, a qualquer momento. Por exemplo, você não precisa mais ir a casas lotéricas para pagar suas contas, ou pode utilizar aplicativos de lojas para realizar suas compras;
  • segurança: andar com dinheiro? Não precisa mais. As transações podem ser feitas online, utilizando leitura de um QR Code ou, então, transferência via PIX;
  • entretenimento: se antes era preciso acompanhar conteúdos apenas quando passavam na televisão, assistir a um filme só no cinema ou esperar ele sair em DVD, agora, dá para acessar tudo em uma mesma plataforma de streaming, maratonando séries e muito mais;
  • trabalho: ela viabilizou o trabalho remoto, híbrido etc. Foi também a responsável pelo surgimento dos nômades digitais, pessoas que trabalham viajando, pois podem realizar suas atividades em qualquer lugar do mundo;
  • estudos: por meio dos Moocs, podemos realizar cursos importantes em universidades em qualquer lugar do mundo. Sem a internet, você só poderia fazer um curso de Harvard se fosse ao campus para isso. Hoje em dia, pode realizar o processo a partir de qualquer máquina;
  • comunicação familiar: outro ponto importante é que, hoje, podemos nos comunicar com diversos familiares que estão distantes geograficamente, inclusive, por meio de videochamada;
  • facilidade para conhecer outros lugares: você pode aproveitar para conhecer lugares que, talvez, não fossem tão acessíveis antes. Com um clique, visitamos exposições importantes em grandes museus em todo o mundo, por exemplo, e sabemos o que está acontecendo em qualquer continente.

Quais cuidados ter ao utilizar a internet?

Apesar de ter todos os benefícios que mencionei acima, também é importante que você conte com cuidados para evitar prejuízos. Afinal, infelizmente, os criminosos também se aproveitaram da internet e atuam nesse espaço para obter vantagens indevidas.

Além disso, você não quer se expor desnecessariamente, não é mesmo? E um dos pontos mais danosos é, também, cair nas famosas fake news. Mas como saber se uma informação é verdadeira ou não? Confira a seguir alguns dos cuidados:

  • cheque a veracidade das notícias que você acompanha em portais confiáveis;
  • avalie a estrutura do texto, já que muitas das fake news têm uma estrutura muito diferente da que encontramos em sites sérios;
  • confirme se a notícia saiu em outros sites conhecidos e com credibilidade;
  • tenha cuidado com a data de publicação da matéria, afinal, você pode estar até vendo uma notícia verdadeira, mas antiga.

Não dá para negar que o acesso à informação é um dos pontos altos que a internet trouxe para nossa realidade. E é bem difícil imaginar nosso mundo sem todas essas potencialidades, não é mesmo?

Mas, para garantir um melhor uso da rede, é importante conhecer recursos confiáveis, como um bom navegador de internet. Confira nosso artigo sobe o tema e tire suas dúvidas!

Este artigo foi útil?

Fique por dentro de tudo que precisa saber para mandar bem

Assine nossas noticias