Assistentes virtuais: quais as opções disponíveis no Brasil?

  • Novidades

Você já ouviu termos como “indústria 4.0”, “quarta revolução industrial” e “transformação digital”? Eles representam uma mudança na forma em que as pessoas consomem tecnologia e apontam para uma presença maior de inteligência artificial. E os assistentes virtuais são justamente um dos símbolos dessa mudança.

Mas, afinal, o que são e como funcionam? Se você tem essa dúvida, os próximos tópicos vão revelar a resposta, além de apresentar as opções disponíveis e suas vantagens. É só continuar a leitura!

O que são assistentes virtuais?

Os assistentes virtuais são softwares que fazem uso de processamento de linguagem natural, ajudando os dispositivos a entenderem a forma que o ser humano se comunica. Isso faz com que a tecnologia seja capaz de imitar diálogos humanos.

Sua diferença para modelos similares, como os chatbots, é a possibilidade de não depender de um script. Assim como os seres humanos, assistentes virtuais podem iniciar diálogos ligados ao contexto.

A tecnologia é capaz de salvar e usar informações de conversas anteriores, fazendo associações. Graças ao processamento de linguagem natural, os softwares respondem questões para as quais não foram originalmente programados.

Quais são as opções disponíveis no Brasil?

A Siri, da Apple, foi uma das primeiras opções a pintarem por aqui. Com o passar dos anos, novos assistentes virtuais foram aparecendo e o mercado passou a lidar com a concorrência. Hoje, você pode contar com algumas alternativas. Confira!

Siri

A Siri faz parte de todo o ecossistema da Apple e aparece em sistemas operacionais como iOS, iPadOS, watchOS, macOS e tvOS. A assistente virtual não serve apenas para responder perguntas, podendo automatizar várias tarefas e até contar piadas.

Alexa

A Alexa foi desenvolvida originalmente para ser usada nos produtos da Amazon, mas pode ser incorporada ao Android, Windows e iOS. O grande destaque está nos smart speakers da Amazon — alto-falantes inteligentes que funcionam com a assistente e permitem que você peça músicas, notícias e muito mais.

Cortana

Se o seu computador faz uso do Windows 10, talvez você já tenha se deparado com a Cortana. Com comandos de voz, você pode configurar alarmes, gerenciar aplicações, abrir programas e até pedir para a assistente virtual cantar o hino do seu time de futebol favorito.

Google Assistente

O Google Assistente é despertado com o comando “Ok, Google” e concorre com os smart talks da Amazon, sendo usado no alto-falante inteligente Google Nest. A tecnologia também é compatível com Android.

E se você pudesse, com apenas algumas palavras, automatizar o funcionamento da sua casa, fazer tarefas básicas e até ouvir conselhos? É isso que os assistentes virtuais fazem, por meio do uso de diálogos com vozes sintetizadas que simulam a fala humana.

Aqui, vale investir em um bom plano de internet para usufruir bem da tecnologia. Os assistentes virtuais dependem de boas conexões para fazer as buscas e a Cabonnet conta justamente com uma variedade de opções locais, dispondo de uma infraestrutura moderna e um atendimento próximo ao cliente.

Que tal mudar sua conexão e começar a contar com um serviço de internet que realmente corresponde às suas necessidades? Então, não deixe de entrar em contato!

Este artigo foi útil?

Fique por dentro de tudo que precisa saber para mandar bem

Assine nossas noticias