Descubra agora como identificar fake news

  • Domine sua conexão

Você sabe como identificar fake news? Acredite ou não, mas esse é um dos maiores problemas no mundo moderno e uma enorme preocupação nas redes sociais. As notícias falsas têm um impacto bem negativo, podendo influenciar até mesmo eleições, tanto no Brasil quanto no mundo.

Por isso, é crucial saber como identificar fake news, não somente para evitar ser enganado, mas também para não compartilhar essas informações falsas e disseminá-las por aí. Confira a seguir o que fazer!

Quais problemas podem ser gerados pelas fake news?

As fake news trazem consequências negativas dos mais diferentes níveis. Há chances de causar prejuízos financeiros, transtornos mentais em quem é alvo, agravar problemas de saúde pública e gerar até guerras e conflitos.

Um exemplo recente é a pandemia do coronavírus. As fake news circulando sobre o tema disseminaram notícias questionando a própria existência da doença. Por outro lado, informações sensacionalistas aumentaram o medo e o pânico nas pessoas, levando à compra excessiva de papel higiênico.

Que loucura, não é mesmo? E os estragos de fake news podem ser ainda piores. Um caso emblemático é o do menino crucificado na Ucrânia por soldados. Na verdade, a história toda é fake, servindo como uma espécie de propaganda russa para incitar a guerra.

Outro exemplo, citado pelo próprio Ministro da Justiça, é de um candidato a um cargo público que estava preocupado com o alto volume de intenção de votos de outro candidato. Ele fez fotos falsas do concorrente em uma situação que mancharia sua imagem.

Como identificar fake news?

As fake news são extremamente problemáticas. Na verdade, não é apenas um problema brasileiro, mas mundial. Isso torna a preocupação com a segurança online ainda mais importante, com soluções como o controle dos pais sendo cruciais.

Por conta disso, saber como identificar fake news é essencial. Ninguém gosta de ser manipulado e os resultados horríveis vistos acima devem ser evitados. Felizmente, reconhecer fake news é simples, com os seguintes passos:

  • não leia apenas o título, clique na notícia e leia o conteúdo inteiro;
  • observe a reação que a notícia causa, não somente em você, mas em outras pessoas. O conteúdo falso tem, quase que por definição, a proposta de gerar uma emoção muito grande, como surpresa, repulsa ou confirmar alguma convicção;
  • verifique a fonte da notícia e quem a escreveu. Se for uma pessoa ou uma fonte séria, ela vai mostrar por que você deve acreditar;
  • pesquise o título no Google e verifique se existem outros sites que você confia trazendo a mesma informação;
  • verifique o contexto e a data de publicação. É comum que fake news tirem informações do contexto, para uma data diferente, mesmo que o fato tenha sido real;
  • procure cada dado da notícia individualmente. No mundo de hoje, existem muitos veículos sérios e que existem apenas para desbancar fake news. É pouco provável que um site desconhecido tenha uma informação tão exclusiva;
  • se for áudio ou vídeo, muito comuns no WhatsApp, faça um resumo e pesquise no Google os termos-chave;
  • caso tenha recebido de outra pessoa, questione de quem ela recebeu e se ela conseguiu verificar essa informação.

Quando nos perguntamos como identificar fake news, devemos ter em mente que as notícias falsas sempre foram um problema. Acontece que seu potencial de viralização as tornam potencialmente mais perigosas, sobretudo por causa da internet. Além disso, existe muito mais informação sendo produzida, o que significa que o público não necessariamente tem tempo de verificá-las.

Portanto, o mais importante é compartilhar este post nas suas redes sociais. Quanto mais pessoas souberem identificar fake news, mais fácil é combater esse problema!

Este artigo foi útil?

Fique por dentro de tudo que precisa saber para mandar bem

Assine nossas noticias