Saiba como pagar contas pela internet com máxima segurança

  • DOMINE SUA CONEXÃO

Com o surgimento de novas tecnologias e o aumento significativo no acesso a computadores e smartphones, não foram apenas os hábitos de compra que passaram por grandes transformações.

O consumidor moderno valoriza a praticidade e o conforto em todas as atividades do dia a dia, o que inclui ações sensíveis como pagar contas pela internet. No entanto, toda essa facilidade também tem os seus pontos negativos. Por isso, é importante tomar certos cuidados ao utilizar esse tipo de serviço.

Diante da relevância do tema, elaborei este post com as principais dicas de segurança e boas práticas para proteger os seus pagamentos online. Siga a leitura e confira!

Como pagar contas pela internet com segurança?

Para aproveitar ao máximo as soluções de pagamento digital, bem como evitar dores de cabeça com golpes, fraudes e roubos, algumas ações fundamentais devem ser adotadas. Confira quais são elas a seguir!

Não clique em links

A primeira regra de boas práticas para pagamentos via internet é jamais utilizar links. Nesse contexto, o ideal é que o cliente use a URL do seu banco ou vá direto para o app oficial, evitando, assim, cair em uma plataforma errada.

Lembre-se de que os bancos nunca enviam e-mails com anexos executáveis — ou seja, mensagens que vão direcionar você para uma outra página, onde será solicitado que informe dados e senhas.

Portanto, caso receba algum comunicado para atualização de cadastro, chave de segurança ou cobrança de dívidas, a melhor opção é entrar em contato diretamente com sua agência. Fuja dos links!

Não acesse o internet banking de computadores compartilhados

Os computadores públicos são uma péssima forma para realizar qualquer tipo de compras ou pagamentos. Essas máquinas normalmente são acessadas por um grande volume de pessoas, e não há como saber se alguém instalou um programa malicioso para capturar dados.

Por essa razão, prefira utilizar seu dispositivo pessoal ou, no máximo, o de alguém da sua confiança.

Use chave de segurança ou token

A chave de segurança e o token têm por objetivo o reforço da proteção ao validar as transações via internet banking. Trata-se de um código único, que pode ser emitido em um formato físico — cartão ou dispositivo específico — ou, simplesmente, fornecido no aplicativo do banco. O intuito é certificar que quem está efetuando aquela operação é realmente o titular da conta.

Mantenha as atualizações em dia

A atualização do sistema é uma medida importante tanto para o uso do computador como para o celular. Isso, porque as versões mais recentes de cada ferramenta garantem que os equipamentos estejam menos expostas a falhas, e, consequentemente, a possíveis ataques.

Veja se a página tem o cadeado

A presença de um cadeado verde em um site significa que ele adota a criptografia como estratégia de segurança. Então, mais um procedimento indicado é conferir se o endereço começa com “https” e é precedido por esse símbolo. O passo seguinte é verificar se o certificado da página é válido e está cadastrado no CNPJ do banco.

Quais os cuidados necessários ao utilizar aplicativos de pagamentos?

Quem deseja aproveitar todas as facilidades de pagar contas pela internet deve ter em mente que, além dos bancos, existem outras plataformas e aplicativos que funcionam tanto para quitar suas dívidas como para receber dinheiro.

Nesses casos, o cuidado antes de realizar qualquer transação é conferir a credibilidade da empresa e se certificar de que fez o download do aplicativo certo ou está acessando a página original da plataforma desejada.

Em um mudo cada vez mais digital, saber como pagar contas pela internet sem colocar em risco a segurança dos seus dados e das transações de um modo geral é uma postura crucial para usufruir dessa comodidade e administrar suas finanças de maneira eficiente.

Gostou do artigo? Agora que você conheceu algumas medidas de proteção para pagamentos online, aproveite para conferir 7 dicas de segurança para usar a internet e garantir um acesso seguro de uma vez por todas!

Este artigo foi útil?

Fique por dentro de tudo que precisa saber para mandar bem

Assine nossas noticias