Como comprar pela internet de forma segura? Confira nossas 5 dicas

  • DOMINE SUA CONEXÃO

O contexto da pandemia do coronavírus mostrou a importância de termos a opção de realizar compras online. Afinal, é por meio das plataformas digitais que podemos receber os produtos que queremos em casa, com segurança.

Comprar pela internet é prático, eficiente e, muitas vezes, mais barato do que na loja física. Por isso, é importante você saber como adquirir o que precisa online, de forma segura, evitando problemas que possam atrapalhar sua experiência ou, então, gerar prejuízos com fraudes e clonagens de cartão.

A seguir, você vai conferir 5 dicas de como se prevenir e fugir das dores de cabeça. Boa leitura!

1. Confira se o site disponibiliza canais de atendimento

Um site confiável permite que você consiga entrar em contato em caso de problemas. Assim, se sua compra atrasar, houver entrega errada, entre outras falhas, um atendente da empresa responderá as suas questões e dúvidas. Se o site não conta com esse espaço, de forma facilitada, algo pode estar errado.

2. Verifique a reputação do site

Uma das maiores dificuldades para muitas pessoas é analisar se um site novo é, de fato, confiável. Afinal, há muitas lojas que realmente são seguras, mas ainda não a conhecíamos. Portanto, como tirar essa dúvida?

Uma das formas é pesquisar se há reclamações sobre a empresa em sites especializados, tais como:

Neles, pessoas que tenham passado por problemas anteriormente deixam suas experiências. Assim, se ocorreu algum tipo de fraude, você estará ciente e saberá que não deverá fazer a compra nesse espaço.

3. Desconfie de preços muito baixos

Muitos lugares conseguem, por diversos motivos, fazer um valor mais baixo do que grandes lojas. Porém, desconfie quando esse preço for muito menor do que o normal.

Por exemplo, você está em busca de uma câmera fotográfica profissional e identifica que, em determinada loja, o valor está mais do que 50% abaixo de outros lugares. Isso gera certa desconfiança de algumas situações, tais como:

  • o produto é contrabandeado;
  • você não receberá nota fiscal original, o que pode indicar origem controversa do produto;
  • o item é, na verdade, usado e comercializado como novo;
  • a peça é falsificada;
  • pode ser uma isca para uma ação fraudulenta, entre outras.

Por isso, esteja atento. Caso a disparidade de valores seja muito alta, é importante avaliar os outros pontos que estou trazendo neste artigo.

4. Nunca revele a senha do seu cartão

Nenhum modo de pagamento exigirá que você revele a senha do seu cartão de crédito no ato de pagamento. Com os dados de número do cartão, validade e código de segurança, é possível realizar a compra. Caso isso seja solicitado, desconfie!

Até mesmo nas situações nas quais o seu meio de pagamento será o débito online, você será direcionado para o site específico do seu banco. É importante avaliar, também, se esse será um site confiável da instituição financeira.

5. Verifique se o site e o aplicativo são seguros

Continuamente, cibercriminosos geram páginas semelhantes às das lojas oficiais, criam iscas (como promoções) e conduzem a pessoa para o site falso. Algumas formas de identificar isso são:

  • verifique se há um ícone de cadeado na barra de endereço do navegador. Se não tiver, não digite as suas informações;
  • avalie o nome do site (entre o “https” e o “.com”). Se ele estiver diferente do site oficial, suspeite.

Se a compra for por aplicativo, é importante você verificar se ele é de fornecedor seguro. Por isso, sempre baixe os apps nas lojas oficiais (Apple Store ou Google Play, por exemplo) e cheque se o nome do criador é realmente o da instituição.

Alguns sites confiáveis para compras são:

  • Dafiti;
  • Amazon;
  • Leitura;
  • Saraiva;
  • Casas Bahia;
  • Americanas;
  • Submarino, entre muitos outros.

Além de todos esses pontos para tornar esse processo mais seguro, comprar pela internet também exige que você tenha uma boa conexão de internet. Para isso, conte com uma empresa de confiança, como a Cabonnet.

Gostou das minhas dicas? Entre em contato e conheça nossos planos!

Este artigo foi útil?

Fique por dentro de tudo que precisa saber para mandar bem

Assine nossas noticias