A importância de entender o consumo de internet para escolher o melhor plano

  • Ajuda e Suporte
  • Domine sua conexão
  • Novidades

Você sabia que o consumo de internet na rotina das pessoas é amplo o suficiente a ponto de alterar algumas estruturas do cérebro? Mas essa conectividade toda não acontece da mesma forma. Na sua rotina, talvez, você use alguns dispositivos diferentes, como celular, computador, videogame e por aí vai.

Já parou para reparar na diferença do consumo de internet de cada um deles? Procurar entender isso pode ser útil na hora de escolher um bom serviço e contar com um plano que faça mais sentido para seu padrão de acesso.

Se você está insatisfeito com a velocidade da internet, a explicação pode estar justamente nas exigências de cada dispositivo. A proposta do texto é mostrar como é o consumo de internet de cada aparelho e a importância de entender isso para escolher o melhor plano. Vamos lá?

Como é o consumo de internet de cada aparelho?

Já parou para pensar que você pode estar pagando por um plano robusto tendo um consumo moderado? Ou o inverso — se frustrando por ter uma internet que não corresponde às suas exigências? Se você usa a web de forma simples, para acessar redes sociais e ver email, seu consumo fica entre 1MB e 5MB. É o mais comum em tablets e celulares.

Já streamings e nuvens, costumam chegar nos 10 MB. Aqui, entram notebooks e smart TVs. Por fim, jogos online, home office e download de filmes são atividades com um consumo mais exigente, chegando aos 25 MB. É o caso dos videogames, por exemplo.

Por que conhecer o consumo de internet antes de contratar o plano?

Se você mora em uma casa com várias pessoas, já deve ter reparado em como o perfil de consumo de internet de cada uma é diferente, certo? Por exemplo, uma família pode contar com um pai que usa a rede para checar redes sociais, uma mãe que usa para assistir a programas em plataformas de streaming e um filho que usa para jogar online.

De acordo com os valores do exemplo, o pai teria o padrão de consumo de 5 MB, enquanto a mãe precisaria de 10 MB e o filho de 25 MB. Nesse caso, a soma daria um plano de, pelo menos, 40 MB.

Como escolher o melhor plano a partir do seu consumo de internet?

Além de avaliar a exigência dos dispositivos, você pode comparar e pôr na ponta do lápis a velocidade de upload e de download. A primeira diz respeito ao envio de arquivos online, enquanto a segunda é associada ao carregamento de páginas e arquivos baixados.

Analisar o consumo de internet é importante, já que boa parte das frustrações que os usuários têm são simplesmente resultado da contratação de um plano com um padrão de consumo pouco compatível.

Mas existem os casos em que os usuários contam com bons planos, só que a internet contratada não é entregue. Você pode conferir isso fazendo um teste de velocidade da internet, observando itens como velocidade e latência.

Se você é do tipo que passa o dia inteiro online, deve ter gostado de saber mais sobre consumo de internet. A Cabonnet tem mais conteúdos voltados ao tema. Você pode conferir seguindo a página da empresa nas redes sociais!

Este artigo foi útil?

Fique por dentro de tudo que precisa saber para mandar bem

Assine nossas noticias