Crianças no celular: 5 dicas essenciais para utilizar a internet de forma saudável

  • DOMINE SUA CONEXÃO

Hoje em dia é muito comum encontrar crianças no celular. Afinal, todo mundo usa os smartphones e, para um público mais novo, esse comportamento é totalmente normal. Porém, da mesma forma que os adultos, é preciso cultivar bons hábitos de uso da internet de maneira saudável.

Existem certos perigos de deixar as crianças no celular por muito tempo. Dados vazados, compras feitas no cartão de crédito sem supervisão e exposição a conteúdos inadequados são alguns exemplos. Mas é claro que isso não significa que é preciso proibir o uso do dispositivo móvel.

O papel dos pais é ajudar a criar um ambiente seguro aos filhos, inclusive no digital. Então, se você tem essa preocupação, continue lendo este post, pois vou mostrar 5 dicas essenciais para crianças no celular e segurança na internet. Veja só!

1. Tenha uma comunicação aberta, segura e honesta

A dica mais importante é sempre manter uma comunicação aberta e direta com as crianças. É preciso ensinar que a internet pode trazer perigos e a conversa aberta diminui a possibilidade dos filhos fazerem algo escondido. Assim, caso eles estejam com algum problema, podem conversar abertamente com você.

2. Use a tecnologia a seu favor

Atualmente, a própria tecnologia traz formas de proteger as crianças. O ideal é conhecê-las bem e utilizá-las da melhor forma possível, promovendo a segurança ao usar a internet. Ótimas dicas são:

  • manter o antivírus atualizado e funcionando;
  • atentar para as configurações de privacidade;
  • ativar o controle dos pais;
  • garantir que não existam informações com o nome completo da criança;
  • acionar a busca segura.

3. Passe um tempo com seus filhos na internet

A internet não precisa ser um ambiente de isolamento, muito pelo contrário. Ela apresenta ótimas oportunidades de passar um tempo compartilhado em família.

Ajude as crianças a reconhecerem notícias falsas, por exemplo, focando apenas nas fontes mais confiáveis. Naveguem juntos para ver memes ou brincar com alguns jogos, criando um momento de descontração. Estudar online também é uma ótima opção!

4. Alimente hábitos saudáveis online

Assim como em qualquer aspecto da vida, cultivar hábitos saudáveis é crucial para as crianças no celular. Por isso, ter uma hora certa de navegar é fundamental, bem como evitar o uso dos smartphones pouco antes de dormir.

Também é importante cultivar bons hábitos em relação à forma como tratamos outras pessoas online e quais são os limites existentes na forma que os outros nos tratam. Em certos casos, vale a pena até evitar certos tipos de contato.

5. Monitore o que as crianças acessam

Sites e aplicativos costumam ter indicação etária. Respeitá-los garante que as crianças estejam no ambiente mais seguro possível e que você tenha controle sobre elas. É semelhante a qualquer relação entre pais e filhos, já que a confiança é crucial a ambas as partes.

O instinto de qualquer responsável é proteger seus filhos e o mesmo se aplica quando se trata de crianças no celular. A internet tem ameaças reais e que podem ser bem graves. Portanto, é crucial sempre procurar informações sobre tecnologia, monitorar e ensinar os pequenos. Assim, você consegue garantir a segurança deles, transformando o ambiente online em um lugar positivo.

Gostou do post? Quer saber como ter uma internet mais segura para as crianças? Entre em contato e converse com um de nossos atendentes sobre o tema!

Este artigo foi útil?

Fique por dentro de tudo que precisa saber para mandar bem

Assine nossas noticias