Cursos gratuitos online: veja quais são as melhores opções!

  • Domine sua conexão

Desenvolver-se pessoal e profissionalmente é uma forma de garantir um futuro melhor na carreira, além de mais qualidade de vida para você e sua família. Com o dia a dia tão corrido, porém, pode ser que você sinta que não tem tempo ou não queira gastar recurso financeiro com uma capacitação mais formal. Felizmente, existem diversos cursos gratuitos online!

O único problema é que, com tantas opções, fica mais difícil saber quais realmente valem a pena. Mas não se preocupe, pois é por isso que preparamos este post. Continue lendo e conheça 33 opções para toda a família e dos mais diversos setores! Assim, você e quem você ama poderão se distrair e aproveitar ao máximo a internet em casa.

1. RD University

Para quem gosta de aprender sobre marketing, essa iniciativa da empresa Resultados Digitais é uma ótima opção. O RD Station, principal produto da marca, é uma das ferramentas de automação de marketing mais usadas no Brasil, e o blog deles trabalha muito bem o marketing de conteúdo. 

A evolução natural é uma plataforma como a RD University, com conteúdos sobre Inbound Marketing, Inside Sales, Customer Success e voltados especialmente para agências. Você encontra cursos gratuitos online sobre, pelo menos, um dos temas.

2. Descola

O nome do curso “Do bar ao mercado” não é a única boa ideia dessa plataforma. O objetivo é muito interessante também: ajudar os alunos a transformar aquela ideia que surge em momentos de descontração — como no bar — em um projeto real.

Basicamente, é um curso sobre empreendedorismo a partir de histórias reais de empreendedores que tiveram negócios de sucesso. Além dos cases, também são apresentadas ótimas dicas para quem quer empreender em um país em que ter o próprio negócio não é nada fácil, por conta de toda a burocracia e do custo elevado de impostos. 

A plataforma Descola tem mais 4 outros cursos gratuitos online que você pode aproveitar.

3. Universidades por todo o Brasil

Diversas universidades brasileiras mantêm portais de cursos gratuitos. Essa é uma ótima forma de adquirir novos conhecimentos, e, se você tem filhos em idade próxima de ir para a faculdade, também é uma boa maneira de conhecer um pouco mais sobre a estrutura das instituições. Entre as principais faculdades com cursos online, estão:

4. Kadenze

A Kadenze quer mudar o futuro da educação, como eles mesmo dizem. Essa plataforma reúne algumas das maiores entidades acadêmicas do mundo, com cursos sobre os mais diversos temas. 

A grande vantagem é que boa parte das ofertas é gratuita. A desvantagem é que a maioria é em inglês. São diversos temas para iniciantes, intermediários e avançados. A plataforma também tem modelo premium, que dá acesso a funcionalidades extras e à possibilidade de receber certificados.

5. Centro Paula Souza

Mantida pelo governo de São Paulo, o Centro Paula Souza é uma autarquia que administra 220 escolas técnicas e 66 faculdades de tecnologia. Com a modalidade Mooc, oferece o Curso Online Aberto e Massivo, para que você possa ampliar seus conhecimentos. 

Esses cursos podem ter até 40 horas e são sobre os mais variados temas. Se você quer uma opção um pouco mais rápida, os microcursos também abordam questões bem interessantes.

6. Kultivi

A proposta da Kultivi é simples: você se cadastra e tem cursos gratuitos online para sempre. Nela, você pode ver o básico sobre temas específicos, como idiomas, negócios, concursos, medicina, Enem e OAB

São uma ótima forma de dar os primeiros passos para aprender um novo idioma, por exemplo (o curso de inglês tem quase 250 aulas). Já dentro de concursos, você encontra diversas possibilidades para se dar melhor nas provas que for fazer no futuro.

7. Udemy

A Udemy é uma das maiores plataformas de cursos livres do mundo, sendo mais voltada para a tecnologia, mas não só. Uma das vantagens é que existem cursos para todos os níveis, entre as mais de 1.400 opções gratuitas. 

Com elas, você pode aprender coisas básicas, como os primeiros passos em Excel. Além disso, se a internet por fibra ótica está entre seus interesses, por exemplo, a Udemy tem cursos de todos os níveis sobre o assunto.

Porém, como a oferta é enorme, você pode ter trabalho para filtrar os melhores. O bom é que, na plataforma, é possível selecionar por língua — português, inglês e muitas outras — e escolher apenas aqueles que têm as melhores classificações. Entre cursos pagos e gratuitos, existem mais de 130.000 opções.

8. CIEE

O Centro de Integração Empresa Escola traz o Saber Virtual, uma plataforma voltada para quem está começando a entrar no mercado de trabalho. São 4 trilhas de cursos: 

  • preparação para o mercado de trabalho;
  • a comunicação e a matemática;
  • orientação e informação profissional;
  • lidando com a informática. 

Se você tem um filho ou filha ou se você mesmo está pensando em entrar no mercado de trabalho ou mudar de ramo, essas opções podem ser bem interessantes para ajudar a dar os primeiros passos. Para acessar, é preciso ser cadastrado no CIEE.

9. Microsoft Learn

A empresa do Bill Gates também tem sua plataforma de cursos. Como era de se esperar, o conteúdo é bem voltado para a tecnologia, com grande parte das opções servindo para ensinar como usar as ferramentas da Microsoft

Apenas por esse motivo, já vale a pena conferir, visto que elas são muito adotadas no mercado. O único problema é que boa parte dos cursos é em inglês, mas, ainda assim, é possível encontrar boas opções em português.

10. Brasil + digital

Idealizado pela Softex, o projeto Brasil + digital traz educação a distância, ajudando jovens e adultos que querem entrar no mercado de trabalho a fortalecer três pontos essenciais para a carreira: conhecimento, capacitação e oportunidades. 

Os temas abordados giram em torno de gamificação, TI, programação e desenvolvimento de competências em geral — mas também há opções bem descontraídas, como alfabetização digital e de aventureiro de Minecraft, para aprender a programar de forma divertida. São mais de 35 cursos e 1.500 horas de aula.

11. EdX

Outra plataforma em inglês, mas que reúne algumas das maiores instituições de ensino do mundo, como MIT e Harvard. São mais de 2.000 cursos divididos entre assuntos muito procurados, como ciência da computação, línguas, administração de negócios e outros. Por exemplo, um curso de introdução ao Java dura 5 semanas, com 7 a 10 aulas por semana.

A EdX tem características específicas que vale a pena observar. Antes de mais nada, como você pode imaginar, os cursos são em inglês. Além disso, todos são gratuitos, mas, se você quiser, pode adicionar um certificado verificado para colocar no currículo. 

O problema é que esses certificados não são baratos, especialmente com o dólar tão valorizado em relação ao real. Por exemplo, o certificado do curso de Java custa R$ 833. Se você quer apenas aprender, portanto, as opções são incríveis; já para colocar no currículo, é preciso entender se vale a pena.

12. naprática.org

O portal Na Prática é mantido pela Fundação Estudar e disponibiliza diversos cursos de autoconhecimento. Por lá, o foco é voltado a habilidades que não são tão exploradas, mas que não deixam de ser extremamente importantes. 

Por exemplo, existem cursos sobre autoconhecimento, liderança e inteligência emocional. Aqui, é importante destacar que essas opções são interessantes para qualquer pessoa, independentemente da carreira ou fase da vida.

13. FGV

A Fundação Getulio Vargas é uma das instituições de ensino mais tradicionais do país. Fundada em 1944, a FGV traz desde MBAs e pós-graduações até cursos online gratuitos

Dentre estes, existem temas superinteressantes aplicados pelas maiores mentes do país em determinados assuntos. Por exemplo, o curso de Direito Eleitoral pode ser crucial para ajudar as pessoas a exercer a democracia. Já o sobre ofensas e ódio na internet ensina a lidar melhor com ambientes tóxicos online.

14. Coursera

Mais uma plataforma voltada para a tecnologia, com cursos e parcerias feitas com algumas das maiores entidades do mundo, a Coursera tem mais de 1.500 cursos gratuitos online sobre os mais diversos temas. 

Em português, são mais de 270 opções. Para você ou seu filho que está pensando em começar ou mudar de foco na carreira, por exemplo, a introdução à psicologia pode ser interessante.

15. SENAI

São 12 cursos gratuitos online disponibilizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Como o nome da instituição indica, as ofertas são mais voltadas para aqueles que querem trabalhar no setor das indústrias, como ao estudar Fundamentos da Logística. 

Além disso, a plataforma traz opções mais gerais, como educação ambiental, consumo consciente de energia e finanças pessoais. Outra vantagem é que são oferecidas certificações.

16. Omie Academy

Mantida e gerenciada pela Omie, a Omie Academy traz diversos cursos e conteúdos de educação empreendedora. 

São mais de 400 horas de ensino para contadores e empreendedores, com lançamentos de novos módulos mensalmente, o que garante que os alunos estejam sempre aprendendo. 

Existem cursos de planejamento de marketing, programação neurolinguística, gestão financeira da empresa e pessoal e diversos outros.

17. Rock University

A Rock Content é uma das maiores empresas de marketing digital da América Latina. 

Como é de se esperar, a Rock University traz diversos conteúdos do universo do marketing digital, cobrindo desde os primeiros passos até como criar uma presença forte, encantar do cliente e muito mais. Outra vantagem é que os cursos também garantem certificações, que você pode colocar no seu currículo ou LinkedIn.

18. Banco Interamericano de Desenvolvimento

O BID traz cursos gratuitos online e em português. Um exemplo é o que aborda práticas de gestão de projetos governamentais focados no desenvolvimento social. 

Uma das vantagens dessa plataforma do BID é que algumas opções de curso são na modalidade Mooc, enquanto outras são ministrados por um tutor online. Além disso, você pode fazer o curso no seu próprio ritmo.

19. Fundação Bradesco

Mantida por um dos maiores bancos do país, a plataforma de ensino da Fundação Bradesco tem cursos bem interessantes — todos gratuitos. Para fazê-los, você só precisa se cadastrar na plataforma e começar a estudar. 

Os assuntos vão além das finanças. Por exemplo, a tecnologia é muito abordada em um curso sobre como criar apps para Android. Além disso, um diferencial são as trilhas, que são sequências de cursos preparadas com um objetivo específico e certificação especial. Um exemplo é a de Administração no Século 21, composta por 4 cursos.

20. SESI

O Serviço Social da Indústria traz uma plataforma com diversos cursos, cobrindo tópicos como Administração, Matemática e Redação. Todos são gratuitos e fornecem certificado. 

O modo de ensino também é um pouco diferente: o material é disponibilizado em formato de slides por cerca de um mês, quando é levado para correção. Se você gostar, também oferece cursos profissionalizantes pagos.

21. LearnCafe

Outra plataforma de cursos bem eclética, o LearnCafe traz diversas opções, que podem ser gratuitas ou pagas. São quase 2.000 cursos grátis com certificado e abordando temas superinteressantes.

Para você ter ideia, as opções vão desde um guia inicial para meditação, passam por receitas práticas para um almoço nutritivo e chegam até temas mais complexos, como introdução à bolsa de valores, como abrir uma empresa e como vender pelo WhatsApp. Com tantas opções, você, sem dúvidas, vai encontrar algo que seja de seu agrado.

22. Prime Cursos

Outra plataforma bem completa, a Prime Cursos é associada à Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED). Assim como no LearnCafe, os cursos são extremamente variados. 

Por exemplo, se você tem curiosidade sobre como é a vida de motorista de aplicativo, pode fazer um curso para conhecer mais essa profissão e ajudar a complementar a renda. Também há opções para cuidador infantil, ginástica laboral e muito mais.

23. Harvard Online Learning

Que tal dizer para todo mundo que você estudou em Harvard? Uma das universidades mais famosas do planeta também tem sua plataforma de cursos exclusiva

São quase 100 cursos gratuitos online, abordando temas como programação, história da Arte etc. Por exemplo, se você e seus filhos têm interesse em jogos, existe um curso de inicialização no desenvolvimento de games. O problema é que a plataforma é completamente em inglês.

24. Google Ateliê Digital e Google Skillshop

Outra das marcas mais conhecidas do mundo, o Google também tem cursos online gratuitos. Aqui, destacamos duas plataformas. 

A primeira é o Ateliê Digital, que traz mais cursos livres e com temas bem abrangentes, como fundamentos do marketing digital. Já o Skillshop é um pouco mais sofisticado, ensinando os alunos a usar as ferramentas do Google, como o Ads e o Analytics. Como estão entre as mais usadas no mercado, pode ser interessante explorar essas possibilidades — ainda mais que há a emissão de certificados.

25. Saberes

Mantido pelo Senado Federal, o Saberes traz cursos abertos e gratuitos para a comunidade legislativa e cidadãos em geral

Existem opções bem interessantes para quem quer saber mais sobre política, mas também há temas mais gerais, como discussões sobre a Lei Maria da Penha. 

Uma vantagem são as diversas modalidades de curso, que vão desde os online com ou sem tutoria até formações internas e pós-graduações. Se você gosta de saber mais sobre leis ou política, vale a pena conferir.

26. Hospital Albert Einstein

Naturalmente, os cursos do Hospital Albert Einstein, que encabeça a lista de melhores hospitais do país, são voltados para o tema da saúde. Para quem é da área ou apenas tem interesse, as opções são ótimas, pois os públicos-alvo são diversos. Um exemplo é o curso Prevenção do Coronavírus.

27. Stanford Online

Assim como Harvard, Stanford é outra das maiores universidades do mundo que oferecem cursos gratuitos online. Todas as suas opções são em inglês. Contudo, os tópicos são diversos, como História, Engenharia, Educação e Ciência da Computação. Você pode filtrar entre os cursos que têm modalidade online e que estão com inscrições abertas no momento.

28. SEBRAE

O SEBRAE é o maior portal brasileiro voltado a pequenos empresários e microempreendedores. Fundada em 1972, a instituição tem o objetivo de capacitar as pessoas para aumentar as chances de sucesso como micro e pequena empresa no país. 

Por conta disso, os cursos trazem diversos tópicos interessantes. Por exemplo, você pode filtrar para quem já tem um negócio ou para quem quer abrir um. Ainda, tem a possibilidade de mergulhar em tópicos mais específicos, como finanças, leis e planejamento.

29. Faber Castell

Se você ou seus filhos gostam de desenhar, que tal aprender com uma das marcas mais centrais na infância de muita gente? Ser artista pode ser um hobby superdivertido, e, com os cursos oferecidos pela Faber Castell, você consegue aprender a desenhar ainda melhor. A maioria das opções é paga, mas existem algumas gratuitas para quem está começando ou quer aprender a desenhar.

30. SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural é o SEBRAE do campo. Por isso, ele traz diversos cursos para ajudar os produtores a ter mais sucesso no seu trabalho. São 35 cursos gratuitos online, que vão desde o gerenciamento da empresa rural até pontos mais específicos, como agricultura de precisão.

31. Buzzero

A Buzzero é mais uma plataforma completa de cursos online. Nela, profissionais dos mais diversos setores compartilham seus conhecimentos para ajudar outros a começar na carreira. Por exemplo, existem opções para motorista de ônibus e motorista de ambulância. Poucos cursos na plataforma são grátis, mas mesmo os pagos são bem acessíveis.

32. Facebook

Se você tem um e-commerce ou apenas vende produtos pelo Facebook, a própria rede social tem uma coleção de cursos para ajudar você a usar melhor a plataforma

Assim como o Google, eles variam entre conceitos mais gerais de marketing digital até questões mais específicas — como usar o pixel do Facebook ou impulsionar os stories do Instagram, por exemplo. Vale a pena conferir!

33. SUS

Assim como o hospital Albert Einstein, o SUS tem uma plataforma de cursos gratuitos focada na área de saúde. São cursos de extensão, capacitação e aperfeiçoamento para profissionais de diversas modalidades.

34. Enap

A Escola Nacional de Administração Pública é vinculada ao Ministério da Economia e tem como objetivo desenvolver habilidades de servidores públicos e tentar preparar melhor aqueles que pensam em prestar algum concurso. O portal tem até cursos voltados para o desenvolvimento de lideranças.

35. IFRS

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul é outra plataforma bem completa. São 13 modalidades, em temas que vão da Saúde ao Turismo. Por exemplo, se seu objetivo é empreender, você encontra diversos cursos sobre Gestão e Administração, como Gestão Financeira e Administração Estratégica.

36. Cabonnet Capacita

Para fechar a lista com chave de ouro, aproveitamos a oportunidade para apresentar a nova plataforma de ensino da Cabonnet — a Cabonnet Capacita

Com mais de 100 cursos profissionalizantes em 15 áreas, a ideia é trazer mais uma vantagem para nossos clientes, de modo a facilitar o aprendizado, ampliar o seu conhecimento e tirar suas dúvidas, educando ao mesmo tempo que entretemos. 

Se você é cliente e já visita nosso blog, está acostumado com conteúdos de qualidade — como estes sobre segurança na internet e velocidade da conexão. Com eles, nosso objetivo é ajudar você a entender mais sobre o universo da internet e otimizar o seu uso em casa, no dia a dia. 

Agora, complementamos esse serviço com a plataforma de cursos, que tem outro foco: ajudar você a se capacitar profissionalmente. Um exemplo é o de Engenharia e Arquitetura.

Como ficou claro, o que não falta são opções de cursos gratuitos online para você e sua família. As únicas coisas de que vocês vão precisar são uma boa conexão Wi-Fi e bastante disposição para crescer. 

A grande vantagem da variedade de cursos é a possibilidade de cobrir diversas áreas de conhecimento. Você encontra opções voltadas para habilidades pessoais e para quem quer se destacar no ambiente profissional. Também há diversas ofertas para aqueles que desejam se preparar para a próxima etapa de sua vida, seja a mudança de carreira ou os estudos para o vestibular.

Gostou da lista? Quer conhecer mais sobre a Cabonnet Capacita? Então, entre em contato conosco para tirar suas dúvidas e entender melhor como funciona a plataforma.

Este artigo foi útil?

Fique por dentro de tudo que precisa saber para mandar bem

Assine nossas noticias