Como organizar uma festa virtual de sucesso? Entenda, aqui

  • Domine sua conexão

A pandemia do novo coronavírus mudou muitos planos que tínhamos em nossas vidas. Por exemplo, para aqueles que amam uma festa de aniversário, por medidas de proteção a você e aos amigos e familiares, não foi possível mais ter o encontro presencial. Mas isso não significa que não seja possível estar com as pessoas que você ama.

É muito importante manter esses laços, principalmente, pelo momento de incerteza que estamos passando. Então, que tal migrar essa comemoração para o ambiente virtual? Assim, você estará com as pessoas que ama nesse momento especial e não colocará a saúde de ninguém em risco.

Vou mostrar como organizar uma festa virtual de sucesso. Boa leitura.

Defina o número de convidados

Esse é um passo importante. Isso porque algumas plataformas existentes têm limites no número de pessoas na mesma sala. Por isso, você precisa saber previamente quantas pessoas vai convidar e quantas, efetivamente, vão participar da festa virtual.

Escolha a plataforma certa

Definido o número de pessoas, é hora de escolher a plataforma certa para sua chamada. Isso é importante tanto para criar espaço para todos quanto para evitar vídeos travando durante a ligação.

Um primeiro ponto é analisar se ela permite o número de pessoas que você convidou. Por exemplo, a chamada em grupo do Whatsapp permite apenas oito pessoas simultaneamente. Já o Zoom permite até 100 usuários ao mesmo tempo.

Outro ponto é avaliar o tempo de duração da chamada. Algumas têm limitação (no Zoom, a chamada gratuita pode durar apenas 40 minutos). Veja as principais características de cada uma delas, a seguir, para tirar suas dúvidas:

Google Meet

Substituiu o Google Hangouts. Você pode fazer a chamada com até 25 pessoas em vídeo e funciona tanto no computador quanto em celulares com sistema operacional Android e iOS. Você pode gerar um link e compartilhá-lo com os convidados.

Skype

Um dos programas mais tradicionais para chamadas de áudio e vídeo. Comporta até 50 usuários em uma mesma chamada. Não é preciso que todos tenham uma conta Microsoft para usar — basta que tenham acesso ao link disponibilizado por você.

Zoom

Ganhou força durante a pandemia e já era muito utilizado no ambiente corporativo. A chamada pode ser realizada até com 100 pessoas simultaneamente, mas ela terá duração de 40 minutos apenas. Não é preciso ter conta, basta acessar pelo link compartilhável.

Whatsapp

Tem a vantagem de ser já um app que praticamente todo mundo tem em seus aparelhos, mas é bastante limitado — a ferramenta de chamada em grupo foi adicionada há relativamente pouco tempo e, até o momento, permite apenas oito pessoas simultaneamente.

Se você vai chamar até esse número de pessoas, pode ser uma alternativa interessante, já que provavelmente todos terão o aplicativo em seus aparelhos.

Tenha uma boa conexão de internet

Você quer que a sua festa a distância flua, não é mesmo? Por isso, é importante verificar se a sua conexão de internet residencial suporta esse tipo de chamada. Afinal, ao unir vídeo e áudio, você estará consumindo boa parte da banda, tanto no upload quanto no download (já que os fluxos de entrada e saída de dados são contínuos).

Por isso, é importante que você faça os testes necessários de conexão, avalie se há fluidez na conexão. Caso contrário, pode ser importante considerar a troca do seu plano ou, até mesmo, da operadora.

Convide os amigos

Tudo feito e planejado? É a hora de convidar os amigos! Você pode gerar um link compartilhável e, ao mesmo tempo, gravar um vídeo de convite, que pode ser feito de forma criativa.

Aproveite e gaste essa criatividade com outros pontos da organização: cenário da festa, se terá fundo musical ou não, se vocês apenas conversarão ou se planejarão jogos, entre uma série de outros pontos que podem ser interessantes para criar um ambiente bacana para os convidados.

Investindo nos pontos certos, você consegue criar uma festa virtual de sucesso e trazer seus amigos e familiares para um momento divertido e de celebração. Muito bom, não é mesmo?

Quer mais dicas importantes sobre tecnologia, principalmente nesse momento de, ainda, isolamento social? Siga nosso perfil no Linkedin e canal no YouTube e acompanhe nossos conteúdos em seu feed de notícias.

Este artigo foi útil?

Fique por dentro de tudo que precisa saber para mandar bem

Assine nossas noticias