Como gravar vídeos de qualidade no celular?

  • Novidades

Gravar vídeos pelo celular se tornou algo comum no nosso dia a dia, e não estamos falando apenas de lazer. Hoje, os smartphones apresentam uma resolução de imagens incrível. Por isso, vêm funcionando como ferramenta de trabalho para muito profissionais. E você, sabe aproveitar todas os recursos desses aparelhos a seu favor?

Quando o assunto é gravar vídeos, saiba que os mínimos detalhes são determinantes para uma produção de excelência. Então, confira algumas dicas matadoras para explorar o máximo da tecnologia que está na palma da sua mão!

Limpe a lente da câmera

Ao contrário do que muitos podem imaginar, a lente da câmera de um smartphone pode esconder sujeiras colocam em xeque a qualidade dos seus vídeos. Assim, por mais boba que pareça essa dica, fazer a limpeza da lente é um passo que não pode faltar na checklist de quem pretende gravar vídeos.

Escolha um local com boa iluminação

Já reparou como a iluminação faz toda diferença em uma foto ou vídeo? Saiba que, para começar com o pé direito na produção desse tipo de conteúdo, é preciso ter esse conhecimento das luzes para utilizá-las a seu favor. Seja em ambientes abertos ou fechados, o segredo é encontrar o ângulo onde a luz está iluminando de modo uniforme a cena.

Ajuste as configurações da câmera

Uma circunstância bastante comum quando vamos gravar vídeos pelo celular é a oscilação do foco durante o processo de gravação. Para evitar que isso aconteça, pressione em algum ponto da tela do dispositivo e, então, ative o modo de bloqueio AE/AF. A definição manual do foco é indicada para quem deseja filmar um objeto de perto ou destacar algumas minúcias.

Filme na horizontal

A ideia de filmar com o aparelho na horizontal é manter a qualidade do vídeo alta, independentemente do dispositivo em que ele será assistido. Se você assiste a um vídeo gravado na posição vertical em sua televisão, por exemplo, ele fica com duas tarjas pretas nas laterais, o que não proporciona a melhor experiência.

Quais apps podem ajudar nas gravações pelo celular?

A gravação e a edição de vídeos podem ser feitas exclusivamente dentro do próprio aplicativo nativo do seu smartphone — eles contam com mecanismos suficientes para fazer pequenas alterações. Mas você pode ir além com os inúmeros apps de edição de vídeos disponíveis no mercado.

O FilmicPro, por exemplo, é um aplicativo de câmera que oferece recursos avançados para usuários de iOS e Android. Com ele, você pode alterar resolução, áudio, temperatura, frame rate, entre outras configurações avançadas. Ademais, também são opções interessantes:

  • KineMaster Video Editor;
  • Filmora GoVideo Editor;
  • VSCO;
  • Magisto Video Editor etc.

Como você pôde ver, gravar vídeos pelo celular não é um bicho de sete cabeças. Mas, seguir as estratégias certas faz toda diferença na obtenção de um resultado com qualidade profissional. Entendido o passo a passo, é só abusar da criatividade e colocar as mãos na massa.

Gostou das dicas? Viu como um apoio técnico é importante para facilitar o seu trabalho e torná-lo expert na gravação de vídeos? Deixe um comentário aqui e compartilhe suas experiências comigo!

Este artigo foi útil?

Fique por dentro de tudo que precisa saber para mandar bem

Assine nossas noticias