Entenda o que é CDN e tire agora suas dúvidas sobre esse assunto

  • Domine sua conexão

Você sabe o que é CDN? Para quem tem um site ou um portal de conteúdo, essa solução é essencial para otimizar a experiência do visitante. Afinal, não tem nada pior do que entrar em um portal ou e-commerce e lidar com uma internet lenta ou que nem mesmo carrega, não é? É para isso que existe essa solução, um canal que ajuda a distribuir melhor seu conteúdo.

Por outro lado, também é comum ter certas dúvidas sobre o assunto. Se você só conhece o básico sobre serviços de internet e não tem muito tempo para ficar entrando nos detalhes, a CDN pode ser um conceito confuso. Mas, relaxe: vou ajudar você a entender o que é CDN, de uma vez por todas. Vamos lá?

O que é CDN?

O conceito é bem simples de entender. A Rede de Distribuição de Conteúdo é um conjunto de servidores que reúne o conteúdo e o distribui para o usuário. O objetivo é trazer uma conexão que seja mais próxima geograficamente. Logo, a mesma é mais rápida e sem instabilidade.

Por exemplo, imagine a Netflix. A empresa originalmente é estadunidense, o que significa que seu servidor fica lá. Agora, o que acontece quando ele quer distribuir conteúdo para o Brasil? Ou, pior ainda, para a Austrália?

Nesse caso, existe uma CDN com servidores espalhados pelo mundo. Atualmente, acredita-se que haja mais de 200 grupos de servidores da Netflix entre os seis continentes. Então, o conteúdo sai do servidor original para cada um deles e, depois, para o usuário final.

Quais são algumas das dúvidas mais comuns sobre CDN?

Você vai entender melhor como funciona a partir das respostas às perguntas mais comuns sobre o assunto. Veja!

Quais os benefícios de um CDN?

Entre as principais vantagens da CND, estão:

  • menos latência, o que diminui o tempo de espera. Essencial tanto para SEO quanto para a experiência do usuário;
  • maior alcance, visto que não importa onde o usuário esteja geograficamente, desde que haja um servidor perto;
  • estabilidade na conexão, já que a mesma está espalhada por diversos pontos;
  • segurança, pois a própria CDN tem suas ferramentas e funcionalidades contra ataques DDoS, por exemplo.

Quanto custa uma CDN?

Os preços da CDN podem variar bastante, dependendo do tamanho do seu serviço. Isso porque uma grande vantagem é que o serviço é contratado sob demanda. Ou seja, você só paga pela quantidade de servidores que, de fato, precisa.

Para quem é recomendada a CDN?

A CDN é muito usada por sites estrangeiros, mas mesmo sites locais podem se beneficiar dessa rede. Se você opera com muitos dados e muitos usuários, a rede alivia a pressão dos servidores, otimizando a experiência. Como o Brasil é um país muito grande, uma CDN bem construída pode usar a otimizar os gastos.

CDN é o mesmo que hospedagem?

Não. A CDN é uma extensão da hospedagem. Ou seja, ainda é preciso um servidor para armazenar o site em si. Os outros apenas ajudam a otimizar a distribuição do conteúdo.

Como o serviço especializado da Cabonnet pode ajudar?

Como vimos, o CDN é uma ferramenta extremamente importante para garantir a melhor experiência de navegação nos grandes portais e sites espalhados pelo mundo.

Para que o usuário final consiga aproveitar os conteúdos da melhor forma possível, é muito importante também estar atento ao provedor de internet contratado. Afinal, é ele que garante que tudo isso aconteça dentro da rede interna do assinante.

Então, para ajudar você a ter uma ótima experiência, a Cabonnet conta com CDN’s dos principais serviços e portais utilizados pelo brasileiro, como Google, Netflix e Facebook instalados em nossas centrais, pertinho dos nossos assinantes. Com isso eles contam com mais segurança em sua conexão, mais estabilidade na entrega do serviço e latência ainda menor.

Vale a pena estar conectado com a gente. Assim, você garante as principais inovações tecnológicas e ainda conta com um serviço próximo e pessoal. Ou seja, você não é só mais um cliente dentre todos na base da operadora.

Quer conhecer mais? Então, entre em contato com a Cabonnet mais próxima de você e desfrute de todos os benefícios de um provedor local com tecnologia de ponta!

Este artigo foi útil?

Fique por dentro de tudo que precisa saber para mandar bem

Assine nossas noticias