Descubra agora o que é torrent e o que é considerado ilegal baixar

  • Domine sua conexão

Você sabe o que é torrent? Esse é um protocolo de conexão muito usado para baixar arquivos. Ele funciona por um modelo P2P (peer to peer), o que o diferencia de um download normal.

No modelo tradicional, o arquivo é baixado diretamente do servidor, enquanto com o torrent, eles são baixados em pacotes, de diversas outras pessoas. Isso torna o processo mais seguro e eficiente.

Porém, mesmo sendo simples, ainda existe uma grande dúvida: será que usar torrents é legal? Continue lendo o post, pois é isso que vou mostrar para você. Entenda melhor como funciona o torrent, o que a legislação brasileira diz sobre sua legalidade e algumas dicas para baixar com segurança. 

O que é torrent e como funciona?

Para baixar, você precisa de um cliente que faz o download, como o uTorrent, sendo que existem diversas outras opções. Assim, você tem acesso aos seeds, pessoas que disponibilizam o arquivo para download, e os trackers, servidores que fazem a comunicação entre as pessoas.

Em seguida, você precisa de um arquivo do tipo torrent para adicionar ao cliente. É possível encontrar esse arquivo em indexadores, ou receber diretamente da fonte, que é dona do conteúdo. Por fim, você baixa o arquivo pelo cliente, salvando no seu computador.

Qual é a legalidade do uso de torrents no Brasil?

Segundo uma reportagem da Variety, o Brasil é o quarto maior baixador de torrents do mundo, com mais de 12 bilhões de visitas a sites piratas. O problema é que a lei brasileira é extremamente confusa em relação à pirataria, portanto, é preciso deixar os principais pontos bem claros para não restarem dúvidas sobre o assunto.

Primeiramente, não existe nada de errado em baixar conteúdo usando esse protocolo. Há muitas empresas e grupos que usam esse modelo para compartilhar arquivos, sem nenhum problema.

O ilegal é quando existe a pirataria, ou seja, quando o conteúdo baixado é protegido por direitos autorais, como filmes, músicas e séries. Isso é uma violação de direitos autorais de quem produziu, o que significa que é ilegal. O download de obras com direito autoral com o objetivo de gerar lucro com a venda é considerado um crime ainda mais grave.

Cuidados para baixar torrent no Brasil

Um dos cuidados mais importantes é evitar baixar qualquer conteúdo ilegal, ou seja, que é protegido por direitos autorais. É comum encontrar fontes afirmando que se o conteúdo for para uso próprio, não tem problema. Porém, isso ainda é uma violação dos direitos do dono. Então, se você não quer agir de modo ilegal e evitar qualquer dor de cabeça, foque apenas o conteúdo legal.

Outra boa dica é manter o antivírus sempre atualizado e baixar somente de seeds bem avaliados. Lembre-se: você está baixando de outra pessoa e, teoricamente, qualquer coisa pode vir no download, inclusive vírus. Confira a reputação do seed para ver o que os outros peers dizem e deixe o antivírus atualizado e funcionando para não ter surpresas desagradáveis.

Agora que você já sabe o que é torrent, entende que sua reputação negativa é por conta de sua proximidade com o download de conteúdo ilegal. Porém, quando usado da maneira correta e com a permissão dos donos, ele é uma ótima forma de compartilhar arquivos com outras pessoas. Uma vantagem é o que chamamos de meritocracia do sistema, já que quem faz mais seeding e disponibiliza mais arquivos para outros baixarem, mais pode baixar.

É claro que, para isso, é preciso de uma boa velocidade de upload. Confira o post sobre o assunto para entender o que é e a diferença dela para a de download.

Este artigo foi útil?

Fique por dentro de tudo que precisa saber para mandar bem

Assine nossas noticias