Como manter a privacidade online e ter segurança ao se conectar à internet?

  • DOMINE SUA CONEXÃO

A internet é um dos recursos mais utilizados do mundo moderno. No entanto, com o leque de funcionalidades que ela oferece, também surgem algumas situações que exigem cuidado, sobretudo no que diz respeito à intimidade e à preservação de dados dos seus usuários.

Mas será que todos eles adotam as medidas adequadas para garantir a privacidade na internet? Ao contrário do que muitos podem imaginar, existem procedimentos bem simples para tornar sua experiência mais segura.

Neste post, vou mostrar a você como é possível se conectar ao mundo on-line sem abrir mão da segurança. Continue a leitura do artigo e aproveite as dicas!

Como proteger a minha privacidade na internet?

Navegar pela internet pode parecer uma ação inofensiva, mas o que é revelado durante esse acesso pode ser o suficiente para que pessoas mal-intencionadas provoquem sérios danos. Siga os passos que listo abaixo para não correr riscos.

Proteja suas informações pessoais

Com a popularização da internet e uma interação cada vez mais forte entre os mundos físico e virtual, fica difícil imaginar uma pessoa que não utilize, pelo menos, uma rede social — entre Facebook, Instagram, TiKToK, Twitter etc.

Mas, apesar do entretenimento e de todas as facilidades de comunicação gerados, há um lado negativo, que é a exposição desses usuários a riscos. Muitas vezes, o indivíduo mostra os lugares que frequenta, posta fotos que expõem sua situação financeira etc., o que acaba atraindo pessoas de má-fé.

Assim, a primeira dica de privacidade na internet é restringir o tipo de informações que se tornarão públicas. Compartilhe sua vida privada apenas com amigos mais próximos, ok?

Opte pela navegação anônima

A navegação anônima é uma excelente aliada para viabilizar a privacidade na internet. O método impede o rastreio dos cookies e o registro de informações no browser. Assim, sua atividade e dados preenchidos em formulários não ficarão guardados no computador.

Cuidado com as compras on-line

As compras on-line são mais um ponto que merece atenção redobrada. Isso, porque, para efetuar essa ação, o indivíduo precisa compartilhar dados particulares sensíveis, como CPF, informações bancárias, endereço e e-mail. Então, é muito importante pesquisar a credibilidade da empresa que tem a oferta de seu interesse antes de entregar elementos tão valiosos.

Mantenha o antivírus e softwares atualizados

O antivírus é um item de segurança fundamental para manter a privacidade na internet e proteger o seu dispositivo de ataques. Mas, para assegurar sua eficiência, o ideal é que o usuário faça varreduras na sua máquina periodicamente e mantenha o seu software de defesa atualizado.

Versões ultrapassadas podem causar travamentos e deixar brechas para vírus novos, entre outras ações nocivas. Lembre-se de que essa regra vale para todos os programas instalados no dispositivo.

Por que ter um cuidado especial ao usar computadores públicos?

O grande perigo ao usar computadores públicos é deixar arquivos ou dados pessoais salvos na máquina, sobretudo quando é preciso utilizar serviços que exijam login e senhas.

Nesses casos, a recomendação é dar preferência aos navegadores que oferecem modo de navegação privada, pois, assim, você não deixa rastros da sua navegação. Além do mais, sempre que o programa perguntar se você deseja salvar sua senha ou login, recuse essa alternativa.

Por fim, lembre-se de fazer o logout, isto é, sair das suas contas antes de fechar o navegador de internet, bem como excluir do computador qualquer arquivo que você tenha baixado ou transferido de alguma mídia externa.

Quando pensamos em privacidade na internet, a prevenção é, sem dúvidas, a melhor postura a ser adotada. Com alguns procedimentos simples, é possível evitar muitos transtornos e, ainda, obter um melhor desempenho para sua máquina.

Gostou das dicas? Agora que você viu como se conectar à internet com segurança, que tal assinar minha newsletter e receber mais toques do tipo diretamente no seu e-mail?

Este artigo foi útil?

Fique por dentro de tudo que precisa saber para mandar bem

Assine nossas noticias