Quantos mega de internet contratar? Descubra aqui!

  • Domine sua conexão

Sabe quantos mega de internet são o ideal para você? Se você sofre com conexão lenta, talvez tenha um plano que não corresponde ao seu consumo de dados. Não faz sentido ter um pacote modesto em uma casa em que a maior parte dos usuários jogue online, por exemplo.

Se você já fez algum teste de velocidade da internet, talvez já tenha se deparado com alguns termos, como velocidade de upload, download e latência. O segundo diz respeito à rapidez com a qual as coisas chegam no dispositivo conectado, enquanto o primeiro está associado ao envio.

Já o terceiro mede o tempo: simbolizado pelo atraso com a qual as solicitações levam para chegar na web. A ideia deste post é explicar o que mega de internet e como saber quantos contratar no seu plano. Acompanhe!

O que é um mega de internet?

Um dos problemas das unidades de medida da internet é o fato de gerarem uma certa confusão, principalmente entre megabit e megabyte. O bit é a simplificação de “dígito binário”, a menor unidade de informação. Um byte é o equivalente a 8 bits, enquanto 1 megabyte simboliza 1 milhão de bytes e 8 milhões de bits.

Os termos podem confundir, porque a unidade de medida que costuma aparecer no armazenamento de arquivos é o byte — usado, por exemplo, para definir a memória dos dispositivos. Mas a velocidade da internet aparece em bits por segundo, ou seja, um oitavo da que você provavelmente está acostumado a ver.

Como funciona o consumo de megas?

As velocidades que são oferecidas para você pelas operadoras normalmente são as de download. Isso porque é a que mais influencia a maior parte dos usuários. Então, se você consome muitos dados, o ideal é contar com um plano mais robusto.

Um uso mais básico, com redes sociais e vídeos simples, fica entre 1 e 5 megas. Para os usuários mais exigentes, que jogam online e apostam e serviços de streaming, vai a partir de 10 megas.

Como saber quantos mega de internet contratar?

Além do perfil de consumo, você pode ficar de olho em fatores como a quantidade de pessoas que moram em sua casa. Um padrão de consumo alto com muita gente acessando simultaneamente faz com que o tráfego de dados seja grande.

Saber quantos mega de internet você precisa envolve estimar a velocidade de download e de upload, o número de pessoas na casa e o padrão de consumo de cada um. Ter vários heavy users é diferente de conferir as redes sociais de vez em quando! Mas, se ainda não trocou de plano e quer corrigir a internet instável, existem outras coisas que pode fazer — corrigir a posição do roteador, por exemplo, dando preferência aos lugares altos e menos cercados de barreiras.

Isso porque nem sempre o problema está apenas na escolha do plano. Às vezes, é a própria conexão wireless e a forma com a qual o sinal chega no dispositivo. Você pode conferir o post da Cabonnet sobre como melhorar o sinal Wi-Fi!

Este artigo foi útil?

Fique por dentro de tudo que precisa saber para mandar bem

Assine nossas noticias