O que é o repetidor de sinal Wi-Fi 2.4 e 5.0?

  • Domine sua conexão

Já reparou que nem sempre a internet contratada é a que chega nos dispositivos que você usa? Isso não acontece por acaso. Às vezes, a força do sinal não chega até o seu cômodo, principalmente se o roteador estiver distante. Por isso, o repetidor de sinal Wi-Fi 2.4 e 5.0 pode ser uma boa ideia.

Uma boa conexão Wi-Fi costuma depender de pontos como um roteador moderno, um tipo de modem adequado, um plano que faça sentido para seu padrão de consumo e por aí vai. Mas, mesmo assim, pode ser que você esteja enfrentando alguns problemas para acessar seus sites favoritos.

Sabe qual é a diferença entre os dois tipos de sinal e qual é o melhor para você? Veja o que é o sinal 2.4 GHz e 5.0 GHz, quando usar cada um deles e vários outros pontos. É só continuar por aqui!

O que é um repetidor de sinal?

O repetidor de sinal Wi-Fi 2.4 e 5.0 é um dispositivo feito para retransmitir e aumentar o alcance do Wi-Fi. Geralmente, costuma ser recomendado para casas em que há cômodos muito distantes ou muitos obstáculos entre o roteador e seu dispositivo.

O aparelho costuma ter uma instalação bem simples, dispensando a necessidade de passar cabos. Nos modelos mais básicos, basta conectar o aparelho em uma tomada e configurar o acesso à rede correta.

O que é o sinal 2.4 GHz?

O sinal 2.4 GHz é o mais comum. Foi feito para permitir a transmissão de informações a longa distância, tendo um bom alcance para a maior parte das casas. Esse é capaz de penetrar objetos sólidos com mais facilidade.

A desvantagem é a interferência. Isso porque o sinal é disputado com outros dispositivos que operam na mesma frequência, como os micro-ondas, os dispositivos bluetooth e as caixas de som sem fio.

O que é o sinal 5.0 GHz?

O sinal 5.0 GHz é um pouco diferente do 2.4 GHz, contando um uma conexão com menos interferência e mais qualidade. Nasceu para servir justamente como uma alternativa ao anterior. A desvantagem é o fato de operar unicamente a curta distância, tendo dificuldade para cruzar paredes, por exemplo.

Se você tem dúvidas sobre qual é a melhor opção, talvez seja uma boa apostar nos roteadores dual-band. Por meio deles, você tem acesso não só ao sinal 2.4 GHz, mas também ao 5.0 GHz — tendo os benefícios das duas opções.

O repetidor de sinal Wi-Fi 2.4 e 5.0 é útil para ampliar as duas frequências nos lugares mais distantes da sua residência. Assim, você passa a contar com um acesso estável independentemente de qual parte da casa prefere passar a maior parte do seu tempo.

Outro ponto em que vale prestar atenção ao melhorar o sinal Wi-Fi é a proteção da rede contra estranhos. Invasores podem atrapalhar a qualidade do acesso e ainda esgotar o consumo dos serviços de internet residencial por franquia.

Se você é do tipo que consome streamings ou joga jogos online, pode precisar do melhor desempenho possível na rede. Por isso, as redes sociais da Cabonnet contam com vários posts justamente para deixar você por dentro do assunto. Não deixe de conferir!

Este artigo foi útil?

Fique por dentro de tudo que precisa saber para mandar bem

Assine nossas noticias