As maiores 10 vantagens da internet de fibra óptica

  • Domine sua conexão

Atualmente, a internet é algo indispensável em nossas vidas. Tanto para o trabalho quanto para o lazer, contar com um bom acesso à rede é essencial para realizarmos nossas atividades.

Existem vários modelos de conexão, como a cabo, DSL e via rádio, mas, o que mais se destaca entre essas possibilidades são as vantagens da fibra óptica, devido à velocidade de internet que ela entrega em relação às demais opções.

É sobre isso que vou tratar ao longo deste post. Continue a leitura e saiba mais!

As principais características da internet de fibra óptica

Diferentemente dos cabos comuns utilizados na transmissão de dados, trançados e coaxiais — que são feitos de cobre, material altamente condutor —, a fibra óptica trabalha com cabos revestidos internamente por camadas de refração, tendo como material principal o vidro.

As informações não são transmitidas por meio de sinais elétricos como nos cabos comuns, mas por impulsos de luz, sendo necessário usar dois “tradutores” em cada ponta do cabo para interpretar esses sinais para a linguagem de máquina.

A luz viaja muito mais rápido que a eletricidade, o que faz com que essa tecnologia seja capaz de entregar uma internet muito mais eficiente em relação aos modelos tradicionais e mais utilizados no mercado hoje.

Além disso, é possível realizar várias trocas simultâneas de dados, já que não é preciso que seja enviado apenas um sinal de cada vez. Com isso, é possível ter muito mais dados em uma mesma comunicação.

As 10 principais vantagens da fibra óptica

A seguir, reuni algumas das principais vantagens desse tipo de conexão em relação aos modelos comuns. Veja só!

1. Maior capacidade de transmissão

A velocidade de transmissão da fibra óptica pode chegar a uma quantidade muito mais alta de terabits por segundo (TB/s). Isso faz com que ela seja muito mais rápida e tenha maior capacidade de envio e recebimento de dados — ideal para locais onde muitas pessoas precisam estar conectadas ao mesmo tempo.

2. Maior potência do sinal

Por ter maior capacidade de transmissão, você terá a sensação de que a qualidade do sinal no roteador é melhor, já que a conexão com a internet não sofre nenhum tipo de interferência.

3. Proteção contra interferências eletromagnéticas

A fibra não utiliza sinais elétricos, e sim impulsos de luz. Dessa forma, ao longo do cabeamento, por mais que existam pontos de interferência eletromagnética, as transmissões não serão afetadas, garantindo a qualidade da conexão.

4. Transmissões mais seguras

A captura de dados durante uma transmissão é muito mais complicada, pois não se trata de sinais elétricos sendo trocados dentro do cabeamento, e sim impulsos de luz, evitando o vazamento de informações.

Com isso, é mais difícil a interceptação por cibercriminosos. No caso da fibra óptica, a única forma de fazer um ataque que prejudique a conexão é, efetivamente, cortando os cabos. Por isso, é possível ter menos problemas em longo prazo.

5. Melhor custo-benefício

Mesmo que o valor de contratação seja mais alto do que de uma internet comum, a fibra tem um custo-benefício bem melhor. Isso porque você poderá contar com uma conexão muito mais estável e com alta velocidade de troca de informação.

6. Alta velocidade

Por falar nisso, outra das vantagens da fibra óptica é poder proporcionar uma alta velocidade ao usuário. Nesse tipo de conexão, os dados trafegam na velocidade da luz e é possível ter uma maior escalabilidade da velocidade de conexão. Assim, basta que o seu provedor libere conexões mais ágeis (dentro da sua capacidade de suportar o aumento no volume de informações) e você poderá contar com uma internet mais robusta.

7. Zero interferência

Nos cabos de banda larga por fio de cobre, há uma interferência ocorrida pelos campos eletromagnéticos — por exemplo, a presença de equipamentos como micro-ondas e babá eletrônica.

Já a internet por fibra óptica sofre zero interferência de campos magnéticos. Isso ocorre, principalmente, porque os cabos utilizam vidro e materiais isolantes, evitando este tipo de problema.

Além do mais, lembra-se de quando chovia e o sinal de internet ficava instável imediatamente? Isso não acontece com a fibra óptica, ou seja, não há instabilidade em cenários de problemas climáticos.

8. Pouquíssima perda de tráfego

Nas conexões tradicionais, ocorre uma perda de sinal ao longo da distribuição de dados. Quanto mais há o afastamento do provedor, maiores são as perdas e, com isso, pode haver uma maior lentidão na comunicação entre servidor e usuário. Já na fibra óptica, isso não acontece. Ou seja, se você estiver muito distante do provedor, não terá perda da qualidade do serviço.

9. Menor latência

Sabe o que é latência? Trata-se de um termo referente ao tempo que demora para que uma solicitação seja enviada a um servidor e retorne ao seu dispositivo. Por exemplo, se você envia um comando em um jogo, a latência diz respeito ao tempo que vai demorar para que essa solicitação chegue ao servidor e retorne para você com a resposta. Na fibra óptica, esse tempo é muito menor do que nas demais conexões, por isso, evita o delay nas suas ações.

10. Facilidade de instalação

Para quem quer maior praticidade no seu dia a dia, a fibra óptica permite ter uma maior facilidade de instalação. Com isso, há menos problemas tanto na hora de levar o cabeamento à residência quanto com instabilidades posteriores e possíveis paralisações para manutenção.

O provedor ideal de internet por fibra óptica

Diversos provedores disponíveis no mercado oferecem serviços de conexão à internet, mas muitos deles podem não garantir a qualidade esperada por você na hora da contratação.

O ideal é fazer uma pesquisa, consultar outros consumidores e entender exatamente qual é o serviço prestado pelo provedor, verificando suas garantias e suporte. Dessa forma, você escolhe o serviço que atenderá melhor as suas expectativas, garantindo todas as vantagens da fibra óptica.

Para isso, você deve verificar se o provedor oferece suporte 24 horas, 7 dias por semana. Outro ponto é que provedores locais tendem a ter equipes de atendimento próximas e, portanto, o serviço tende a ser personalizado. Confira também a reputação do provedor na região e avalie os planos e pacotes oferecidos.

Gostou de conhecer as maiores vantagens da fibra óptica? Ajude seus amigos a contar com uma boa conexão à internet também. Compartilhe este post em suas redes sociais!

Este artigo foi útil?

Fique por dentro de tudo que precisa saber para mandar bem

Assine nossas noticias